segunda-feira, junho 08, 2015

Comissão realiza encontro para marcar encerramento da Semana do Meio Ambiente



A Comissão do Meio Ambiente da Assembleia promoveu, nesta segunda (8), uma reunião especial para registrar a passagem da Semana do Meio Ambiente, encerrada no último domingo (7). O encontro contou com palestras e debate sobre temas ligados à gestão sustentável na Região Metropolitana e no Sertão.

Chefe de operações agrícolas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em Pernambuco (DNOCS/PE), a engenheira agrônoma Kátia Távora Maia falou sobre o projeto de modernização do perímetro irrigado do Moxotó. “A mudança no sistema de irrigação busca garantir o melhor aproveitamento das águas e preservar os recursos naturais, reduzindo o desperdício”, explicou. A mudança visa aumentar a eficiência na gestão de recursos hídricos utilizados para a fruticultura nos municípios de Ibimirim e Inajá.

Já a coordenadora técnica do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Lourdes Burégio falou sobre as iniciativas implementadas para evitar a degradação ambiental e a ocupação desordenada no polo econômico da Região Metropolitana.

“As ações buscam integrar Estado, municípios e sociedade para o controle urbano ambiental, com foco no arcabouço legal, apoio logístico e monitoramento da gestão. Esta ação é fundamental para a conservação e melhoria do meio ambiente”, disse. Segundo ela, as diretrizes ambientais para a ocupação sustentável do território estratégico de Suape serão objeto de um projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia.

Presidente da comissão de Meio Ambiente, Zé Maurício (PP) enfatizou a importância da interação entre o Poder Público e a sociedade para avançar no tema da sustentabilidade. “As palestras e debates contribuem para melhorar a qualidade de vida da população”, avaliou. Integrantes do colegiado, Edilson Silva (PSOL), Socorro Pimentel (PSL) e José Humberto Cavalcanti (PTB) , além de Rodrigo Novaes (PSD), também participaram da reunião.

O evento ainda contou com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFPE, UFRPE e Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). O coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe, fez uma apresentação especial com músicas relacionadas ao tema, como “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário