segunda-feira, junho 08, 2015

Escola estadual de Salgueiro adota projetos Viver 5S e 'Gentileza gera Gentileza'


Melhorar os índices de aprendizagem, reduzir a indisciplina e a evasão, e despertar o desejo cuidar do patrimônio, estimulando o sentimento de pertencimento de todos que compõem a comunidade escolar foram os desafios encontrados, em 2009, pela gestão da Escola Estadual Professor Manuel Leite, localizada em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A solução veio com muito trabalho e conscientização, através da implantação dos projetos Viver 5S e Gentileza gera Gentileza.

“A Escola Professor Manuel Leite é a escola mais antiga da cidade. Em 2009, quando assumimos a gestão, a escola havia sido totalmente reconstruída. O desafio, além de elevar os números do IDEB, também era cuidar de um patrimônio novo e bonito que acabava de ser entregue à comunidade. A partir de 2010, começamos a desenvolver dois projetos carros chefes que agregavam as nossas intenções e propósitos para a escola que queríamos: 5S e Gentileza gera Gentileza”, relembra a professora Célia Arrais de Sá, que dirigiu a unidade de 2009 a abril deste ano, quando se aposentou.

Surgido no Japão como método para reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, o conceito 5S foi adaptado à realidade de instituições de ensino com o objetivo de trabalhar senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde, e senso de autodisciplina. Os resultados são sentidos no cotidiano da escola e na relação entre os 840 estudantes, funcionários, professores e pais de alunos que passaram a se orgulhar da escola bem cuidada, acolhedora e organizada.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário