sexta-feira, outubro 03, 2014

Itep sedia III Seminário Internacional Brasil x Alemanha

Projeto Innovate no Lago de Itaparica em Petrolândia (Foto: Peter Casper/Innovate)

O III Seminário Internacional Brasil X Alemanha: Uso Sustentável de Água e do Solo de Reservatórios em Regiões Semiáridas do Projeto Innovate será realizado nos dias 14 e 15 deste mês, na sede do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), no auditório Pelópidas Silveira. O evento vai servir para discussão de questões sobre gestão de reservatórios e bacias hidrográficas, uso da água e do solo, como as pressões sobre a sociedade e o ambiente em relação às mudanças climáticas. Haverá palestras, apresentação de pôsteres e painel de discussão.

As inscrições podem se feitas diretamente mediante solicitação por email innovateseminar@gmail.com. O evento é gratuito e será concedido certificado de presença.

Durante o seminário, serão divulgados resultados e possibilidades de intercâmbios entre profissionais internacionais e nacionais na temática de gestão de reservatórios e bacias hidrográficas, de forma a consolidar e expandir as atividades desenvolvidas pela cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, com o propósito de promover a integração e interpretação dos primeiros resultados das pesquisas colaborativas no domínio das pesquisas realizadas. O público-alvo são os pesquisadores da cooperação científica entre o Brasil e a Alemanha e demais cientistas interessados, avaliadores das agências financiadoras alemãs (BMBF- Ministério Alemão) e brasileiras (MCTI, CNPq) e diversos atores em escalas diferentes.

A cooperação internacional entre o Brasil e Alemanha - Projeto Innovate está no seu terceiro ano, desenvolvendo cenários para uso sustentável da água e do solo, associados à produção de energia em regiões semiáridas, visando redução do processo de eutrofização em reservatórios e os impactos das mudanças climáticas; aplicando inovações tecnológicas e modernas estratégias de uso da água e do solo; gerenciando riscos ambientais; fortalecendo a articulação das instituições que atuam na região; e consolidando a cooperação internacional entre as universidades, e institutos de pesquisa brasileiras e alemães.

Os temas do seminário são inerentes aos Programas de Pós-Graduação de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos e Prodema da UFPE. Para enfrentar este desafio, a UFPE promove o seminário como uma oportunidade para envolver discussões inovadoras integrando resultados de ações de ensino, pesquisa e extensão, explica a coordenadora do Grupo de Saneamento Ambiental da UFPE, professora Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil, coordenadora do evento.

Programação do Seminário Brasil-Alemanha.pdf

Mais informações
(81) 9129.7587
innovateseminar@gmail.com

Fonte: ITEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário