quarta-feira, maio 15, 2019

SDSCJ promove oficinas sobre políticas públicas para crianças e adolescentes em Pernambuco


As capacitações, que foram ministradas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), reuniram 123 municípios pernambucanos

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveu oficinas sobre políticas públicas para crianças e adolescentes nos municípios de Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Os encontros, que aconteceram de 7 a 10 de maio, reuniram profissionais de 123 cidades do semi-árido pernambucano que possuem o selo Unicef.

Os momentos lançaram discussões em torno dos serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto disponíveis no município e das ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no âmbito local, palestras que foram ministradas pelos técnicos Leônidas Leal e Maura Aguiar, da executiva de Assistência Social (Seass). Os temas estão entre os 17 resultados sistêmicos avaliados e validados pelo Unicef.

“Esta é a segunda vez que a SDSCJ participa dessa rodada de oficinas promovidas pelo selo Unicef. A primeira vez participamos apenas como ouvintes, para entender a dinâmica, e agora fomos convidados para ministrar palestras no intuito de levantar as ações que o Estado tem feito para coibir as violações de direitos de crianças e adolescentes e também para assessorar os municípios que estão participando em relação aos Creas (Centros de Referência Especializado em Assistência Social)”, pontuou Leônidas.

A programação do evento também inclui a apresentação dos indicadores sociais. O encontro tem por objetivo dar os primeiros passos na organização do Primeiro Fórum Comunitário, permitindo que a população participe da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Outras ações

Além das participações nas oficinas, a equipe técnica da SDSCJ visitou os municípios de Mirandiba, Terra Nova, Moreilândia, Verdejantes, Pedra e Buíque para assessorar e monitorar as ações desenvolvidas no campo da proteção social especial, referentes às violações de direitos, como trabalho Infantil e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa que busca estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

SDSCJ-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário