quarta-feira, maio 15, 2019

Manual orienta cidadão sobre como destinar seus resíduos sólidos em Pernambuco


Na sua terceira edição, a publicação elaborada numa parceria da Semas, Fundaj e UFPE traz informações ambientais e dicas de locais para destinação de diversos tipos de resíduos

Fornecer à sociedade locais apropriados e contatos de instituições que atuam no recolhimento e na destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos no estado. A inciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal de Pernambuco foi transformada no Manual de Destinação: Orientação ao consumidor, que reúne características dos resíduos, cuidados, potencial risco ao meio ambiente e a quem procurar na hora de descarte. A terceira edição do manual, em formato digital, já está disponível nos sites www.semas.pe.gov.br / www.fundaj.gov.br / www.ufpe.br e pode ser baixada gratuimente.

O Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), localizado no bairro de Dois Irmãos, é um dos locais de Pernambuco que recebe e transforma resíduos eletroeletrônicos como aparelhos de celular, placas, baterias, computadores e utilitários em computadores recondicionados, bengalas e chapéus sonoros, utilizados para facilitar a mobilidade de deficientes visuais. As atividades são desenvolvidas por cerca de 80 jovens em situação de vulnerabilidade do bairrro de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, capacitados pelo Centro.

O Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, participou recentemente de um evento no CRC. Para ele, “a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê o reuso de todos os produtos que inicialmente já cumpriram sua função econômica e social. O reaproveitamento das peças eletrônicas fomenta a economia circular”, ressaltou.

Outra dica importante que consta da publicação coordenada pela Secretaria Estadual, é sobre o destino de pilhas e baterias. De acordo com a legislação ambiental, o recolhimento do material pós-consumo é de responsabilidade dos estabelecimentos que comercializam o produto. São 53 locais, entre supermercados, atacados, lojas de equipamentos eletrônicos, além de sindicatos de comércio varejista localizados em nove municípios, entre eles: Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além Garanhuns e Petrolina, no interior do estado.

Como forma de estimular a logística reversa, prevista na Lei Federal 12.305/10 como "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada", o Manual de Destinação disponibiliza os contatos das indústrias do setor de alumínio, papel e papelão e de embalagens de vidro, que comercializam os reclicláveis em Pernambuco.

Também constam da nova publicação os endereços e telefones de mais de 40 associações e cooperativas de catadores que atuam na coleta seletiva dos municipios das regiões Metropolitana, Agreste e Sertão do estado. A implantação da coleta, com a devida inclusão social dos catadores, assim como a organização e gerenciamento dos resíduos sólidos, é uma atribuição do poder público municipal e está prevista nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos (Leis 12.305/10 e Lei 14.236/10, Art.16).

Semas/PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário