quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Caruaru recebe a terceira edição da Fenagreste de 8 a 12 de agosto; Confira programação completa

Feira literária volta ao Espaço Cultural Tancredo Neves, das 9h às 21h. O compositor Onildo Almeida e o escritor Nelson Barbalho são os homenageados

Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro de mamulengo, espaço geek, concurso de cosplays e contação de histórias. Essas são algumas das atividades na programação da terceira edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que acontecerá de 8 a 12 de agosto, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. A feira contará com 50 estandes, funcionando das 9h às 21h. A expectativa é repetir o público de 20 mil visitantes, contabilizado em 2017.

Com o tema “Toda família tem histórias”, a feira literária homenageará o compositor Onildo Almeida, que festejará 90 anos em agosto, e o escritor Nelson Barbalho, que se estivesse vivo teria completado 100 anos em 2 de junho. Barbalho escreveu 110 livros, sendo mais da metade deles com histórias da Capital do Agreste. A feira literária ainda fará o registro dos 80 anos do ministro Fernando Lyra (in memoriam). Será montada exposição fotográfica resgatando a história de vida do advogado e político.

“A terceira edição da Fenagreste comprova o êxito da iniciativa e a importância do trabalho conjunto, entre o Governo do Estado, representado pela Cepe, a Prefeitura de Caruaru e os editores e distribuidores do Nordeste, representados pela Andelivros. Ela já se consolidou como o mais importante evento literário da região, refletindo o peso cultural de Caruaru”, destaca o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru, o evento reúne autores de diversos universos literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação diversificada, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.

O diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima, destaca a importância de Caruaru para o Calendário Literário de Pernambuco - Clipe. “A Fenagreste é hoje, sem dúvida, uma das nossas principais feiras. Estamos muito felizes de voltar à cidade e certos do carinho que o povo caruaruense já nutre pelo evento. Este ano, teremos estandes de oito instituições de ensino de Caruaru, o que só nos fortalece e mostra como a cidade já vê a feira como algo dela. A Fenagreste é feita para os estudantes, professores e moradores da Capital do Forró e das cidades vizinhas”, destaca Alventino Lima.

O caráter educacional e de formação de novos leitores da Fenagreste é salientado pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. O município concederá bônus para a compra de livros a 2.700 professores, superando a marca de 2017, que foi de 2.300. “A cada ano, buscamos melhorar a nossa participação na Fenagreste. Sabemos da importância da feira como momento de capacitação para os nossos professores, com as palestras de especialistas que de outra forma não viriam a Caruaru. Além disso, também é o momento para incentivar os nossos estudantes a ler. É muito gratificante ver a meninada conhecendo os livros e motivada a ler as obras”, diz Raquel Lyra.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Fenagreste terá início na manhã da quarta-feira (8/8), a partir das 9h, quando o espaço cultural já receberá alunos das escolas municipais e estaduais de Caruaru e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens a Onildo Almeida, que fará uma rápida apresentação, e a Nelson Barbalho, representado por familiares.

A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.

No segundo dia da Fenagreste, logo pela manhã, o psicólogo Rossandro Klinjey, conhecido pelas participações no global Encontro com Fátima Bernardes, fará palestra. Colunista da Rádio CBN, Klinjey conversará com professores, a partir das 10h, sobre como abordar temas difíceis em sala de aula.

Outra atração especial da quinta-feira (9), a professora universitária Carolina Valença Ferraz vai proferir palestra sobre o tema “Família, toda forma de amor vale a pena”, às 16h. Doutora em Direito, ela é coautora dos livros Manual do Direito Homoafetivo e Direito à diversidade, que terão sessão de autógrafos após o bate-papo.

No mesmo dia, às 18h, a Cepe promoverá o lançamento da publicação especial em torno do renomado jornalista e escritor Raimundo Carreiro, conhecido por seus romances. A obra reúne quatro livros do autor: O amor não tem bons sentimentos, Maçã Agreste, Somos pedras que se consomem e Tangolomango. Ele ainda fará palestra, ao lado do editor Welington Melo, sobre as relações familiares dos personagens dos seus romances.

Na sexta-feira (10), a professora Maria Iêda Justino conversará com o público, a partir das 10h, sobre o uso do cordel no processo da educação de jovens e crianças. A educadora prestou assessoria pedagógica nos manuais do educador da coleção Construindo e aprendendo, da editora Construir, além de ser autora de literatura infantojuvenil e literatura de cordel.

No mesmo dia, está previsto ainda o lançamento do livro sobre desafios matemáticos, Ideias Subversivas, do escritor Décio Valença, autor de Subversões Matemáticas – para jovens de 8 a 80 anos, ambos editados pela Cepe.

O sábado promete ser um grande dia para os teens na Fenagreste, em especial os vestibulandos. Para eles, a feira reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho (como é carinhosamente chamado pelos alunos) autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

Às 11h, a professora Haydeé Camelo ministra palestra sobre “a importância do paradidático na formação de novos leitores”. Já a tarde será destinada a celebrar a gastronomia pernambucana. O relançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, de Nininha Carneiro Cunha, será regado a uma degustação de doces pernambucanos. O volume ganha reedição pela Cepe após 20 anos da publicação original, que se encontrava esgotada.

SHOWS

Todas as noites, o público da Fenagreste poderá curtir um show diferente. Além de Jessier Quirino na abertura, o caruaruense Petrúcio Amorim fará apresentação com seus grandes sucessos, como "Anjo querubim", "Meu cenário" e "Confidências". O cantor autografará ainda a sua biografia, Petrúcio Amorim: o poeta do forró, escrita por Graça Rafael.

Na sexta-feira (10), às 19h30, a cantora Lorena Mastroianni sobe ao palco principal com o músico J.P. Andrade, apresentando um repertório de MPB, valorizando a bossa nova, com inserções também no jazz.

O forró dará o tom ainda ao último dia da Fenagreste, o domingo dedicado aos Pais. O cantor Maciel Melo volta ao evento para lembrar suas principais composições, algumas delas consideradas verdadeiros clássicos da cultura nordestina, a exemplo de “Caboclo Sonhador” e “Dama de Ouro”.

PÚBLICO INFANTIL E JOVEM

Para a criançada, foi montado o Espaço Criança, com atividades, shows, brincadeiras, contação de histórias e recreadores, que levarão os pequenos parar uma visita guiada pela feira. O teatro de mamulengos MamuSebá realizará apresentações durante todo o evento, com distribuição de algodão-doce. Sebá receberá doações de livros a serem entregues a bibliotecas e núcleos populares de atendimento à criança. Nos três primeiros dias de feira, será realizada ainda uma Feira de Ciências com alunos de escolas expositoras.

O público adolescente poderá participar ainda do desfile e concurso Cosplay, com direito a premiação para as melhores fantasias, e se divertir no Espaço Geek, com videogame e produtos alusivos aos personagens dos quadrinhos e heróis do cinema.

FOOD PARK

Depois de aproveitar todas as atividades da feira, o público poderá aproveitar o foodpark, com cinco foodtrucks oferecendo espetinho, crepes, saladas, cachorro-quente e vários outros quitutes para todos os gostos.

SERVIÇO

FEIRA NACIONAL DO LIVRO DO AGRESTE (FENAGRESTE) – De 8 a 12 de agosto, das 9h às 21h, no Centro Cultural Tancredo Neves (R. Agnelo Dias Vidal, Nossa Sra. das Dores, Caruaru). Aberta ao público.

Programação da 3ª Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste
De 8 a 12 de agosto, no Centro Cultural Tancredo Neves

Quarta-feira (8)

· PALCO PRINCIPAL

9h: Abertura dos portões

11h: Espaço reservado para apresentação de escolas municipais

15h: Espaço reservado para a apresentação das escolas municipais

18h: Visita à feira

19h: Homenagem a Onildo Almeida e Nelson Barbalho

20h: Apresentação de Jessier Quirino – “Juntando os cacarecos”

· TRELA

10h: Contação de histórias infantis

15h: Contação de histórias infantis

Quinta-feira (9)

· PALCO PRINCIPAL

10h: Palestra de Rossandro Klinjey – “como abordar temas polêmicos em sala de aula”

15h: Espaço reservado para apresentação de escolas municipais

· CAFÉ LITERÁRIO

14h: Palestra de Zeneide Silva – “como educar, faço a diferença”

15h: Lançamento do livro Manual do direito homoafetivo e palestra da autora Carolina Ferraz – “Qualquer maneira de amor vale a pena”

18h: Teatrologia de Carrero com Raimundo Carrero e Wellington Melo

19h: Sessão de autógrafos da biografia Petrúcio Amorim: o poeta do forró e show de Petrúcio Amorim

· ESTANDES

18h: Raimundo Carrero no estande da Cepe

· TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h30: Teatro de mamulengos com MamuSebá

15h: Contação de histórias infantis

17h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Sexta-feira (10)

· PALCO PRINCIPAL

11h: Espaço reservado para a apresentação das escolas municipais

15h: Lançamento do livro de desafios matemáticos Ideias subversivas, de Décio Valença

16h: Espaço reservado para a apresentação das escolas municipais

19h: Apresentação de jazz e bossa nova da cantora Lorena Mastroianni com o músico J.P. Andrade

· CAFÉ LITERÁRIO

10h: Palestra com Ieda Rocha – “A literatura em cordel na sala de aula”

14h: Lançamento do livro Laydo em hora de dormir, do autor Diego Calife

16h: Debate sobre vivências dos novos modelos de família, organizada pela Secretaria dos Direitos da Mulher em Caruaru – “Toda forma de amor vale a pena”

18h: Debate sobre o livro Corpo descoberto e relação familiar na história com Schneider Carpeggiani e historiador ou antropólogo da Cepe

· ESTANDES

15h: Livro Ideias subversivas no estande da Cepe

18h: Livro Corpo descoberto no estande da Cepe

· TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

15h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

16h: Contação de histórias infantis

Sábado (11)

· PALCO PRINCIPAL

10h: Aulão e lançamento do livro Eu, vencedor de Fernando Beltrão (Fernandinho)

17h: Premiação do desfile de cosplay

· CAFÉ LITERÁRIO

11h: Reunião com professores – “A importância do paradidático na formação de novos leitores”

15h: Evento gastronômico e lançamento do livro Comida & tradição: receitas de família, de Nininha Cordeiro, com a participação da jornalista Flávia de Gusmão

· ESTANDES

12h: Pequena história no estande da Cepe

15h: Gastronomia do estande da Cepe

· TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

12h: Contação do livro Pequena história de gente pequenina (Cepe)

15h: Contação de histórias infantis

16h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Domingo (12)

· PALCO PRINCIPAL

10h: Programação para crianças no cantinho da trela com MamuSebá

16h: Show de encerramento com Maciel Melo

· ESTANDES

11h: Livro O que é isso que eu sinto? no estande da Cepe

· TRELA

10h: Contação de histórias infantis

11h: Lançamento do livro O que é isso que eu sinto?

12h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

15h: Contação de histórias infantis

16h: Teatro de mamulengos com MamuSebá

Mia Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário