sábado, maio 06, 2017

Cidades & Soluções: Guarda Municipal de Corumbá-MS busca formas inovadoras para garantir a segurança da população


Guarda Municipal de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, possui monitoramento por câmeras e utilização de megafone para reforçar segurança

Foto: Guarda Municipal de Corumbá, adquirida no site da instituição 

Com investimentos que hoje são de baixos custos, a GM da cidade de Corumbá-MS, contando com a parceria da Polícia Militar, está inibindo, com eficácia, a ação de quem está tentando cometer ato infrator. “Temos algumas câmeras espalhadas pela cidade e não costumamos dizer exatamente onde são os pontos instalados. Esse núcleo formado por 12 guardas municipais é responsável pelo monitoramento de pontos considerados importantes” Explicou o comandante da Guarda Municipal, Danilo Vargas Júnior ao Diário Corumbaense.

O Grupamento possui em seus quadros agentes que foram capacitados para o treinamento de cães no trabalho voltado à segurança pública.


Foto: Guarda Municipal de Corumbá, adquirida no site da instituição

A Guarda Municipal de Corumbá foi pioneira no estado do Mato Grosso do Sul a utilizar cães no patrulhamento e, para isso, a Prefeitura Municipal construiu um canil para dar suporte ao projeto. A finalidade principal do grupamento é oferecer o suporte necessário à execução do patrulhamento preventivo e repressivo com o emprego de cães, mediante planejamento próprio, atuando de forma autônoma ou em apoio a outras forças.
A Ciclo Patrulha implantada no município, a GM possui maior agilidade para desenvolver suas funções.


Foto: Guarda Municipal de Corumbá, adquirida no site da instituição

Com uma equipe composta de 12 guardas e seis bicicletas, a Guarda Municipal de Corumbá consegue fazer patrulhamento em locais onde não é possível ter acesso a veículos motorizados. A ciclo patrulha da GM consegue zelar pelo bem público, como também orientar a população. O fardamento é adaptado ao serviço: camisetas brancas, shorts azuis e tênis.

Guarda Municipal e Polícia Militar realizam palestras educativas nas escolas municipais de Corumbá



Foto: Página do facebook da instituição

Visitando todas as escolas municipais, a Guarda Municipal em conjunto com a PM/MS promovem palestras onde os alunos recebem instruções de como se comportarem ou agirem diante de situações de violência, e ainda, podem tirar dúvidas com guardas municipais e policiais militares.

PETROLÂNDIA-PE


Para preservação do patrimônio poderíamos ter a colocação de câmeras nas escolas com monitoramento de uma central da guarda municipal de Petrolândia. Se fizermos os cálculos dois guardas por setor custa caro. Câmaras digitais custam pouco e deve ser de investimento único por escola. Cobrando com a manutenção anual. Compra-se umas quatro ou cinco tvs. E pronto, com acesso a internet que já existe em cada unidade, teríamos vigilância 24 horas dos prédios públicos. Hoje é tecnologia barata e eficiente. Para aquisição de uma equipe com cães seria necessária a implantação de um canil municipal, porém este recurso é permitido por lei, mesmo em uma cidade de pequeno porte. Para promover um ciclo patrulha na cidade, poder-se-ia fazer uma parceria com os guardas municipais, oferecendo bicicletas, fardas adaptadas e equipamentos de segurança que são de baixos custos e daria uma maior agilidade e maior contato dos guardas com a população, ofertando uma política de orientação aos transeuntes.

Espero que tenham gostado. Um forte abraço e até a próxima, pessoal!



Roberto Oliveira

Para mais informações:
Acesse: http://www.guardamunicipalcorumbams.com.br
Ouvidoria da Guarda Municipal
E-mail: ouvidoria.gmc@corumba.ms.gov.br

Horário de Atendimento:
Manhã: 08h-11h
Tarde: 13h-18h

Sede da Guarda Municipal
Endereço: Rua Dom Aquino Corrêa, 1884, Centro.
Cep: 79331-080 - Corumbá- MS
E-mail: guardamunicipal@corumba.ms.gov.br
Telefone: (67)-3231-9022

Nenhum comentário:

Postar um comentário