sábado, maio 06, 2017

Instituto TIM lança curso gratuito sobre segurança digital

Autodefesa Digital, primeiro curso da plataforma TIM Tec este ano, aborda temas como as ameaças de cada tecnologia e as defesas viáveis

A “Autodefesa Digital” é o tema do mais novo curso que o Instituto TIM acaba de lançar na plataforma TIM Tec, que oferece cursos online de Tecnologias da Informação e Comunicação livres e gratuitos. Com aulas teóricas e exercícios práticos propostos pelo professor Silvio Rhatto, o curso aborda temas básicos de segurança da informação, navegação segura na web, proteção para celulares e smartphones, entre outros assuntos.

Ao todo, são 13 aulas, divididas por temas sequenciais, começando pelo funcionamento de uma tecnologia específica, suas ameaças e as defesas viáveis para cada uma delas. “O curso é completo e exploramos temas que vão desde como os sistemas de comunicação funcionam, passando pelos seus pontos fracos, e também apontamos quais as possíveis defesas de ataques cibernéticos”, explica Rhatto.


Durante o curso, é possível trocar informações com outros participantes, por meio de um fórum criado especificamente para isso. Quem se interessar, pode acessar o site cursos.timtec.com.br e fazer a inscrição para este e outros 25 cursos livres disponíveis. Mais de 40 mil alunos já estão cadastrados na plataforma.

Sobre TIM Tec

TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM baseada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Ao mesmo tempo, TIM Tec é um software livre que pode ser usado por escolas, universidades, coletivas – cada instituição pode ter sua própria instalação, totalmente autônoma, da plataforma. O software pode ser baixado, instalado, modificado e melhorado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem). A plataforma e os cursos estão sendo compartilhados com as instituições da Rede e-Tec Brasil por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 mil pessoas em todo o país.

Imprensa Tim Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário