quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Deputada Simone Santana fala sobre prevenção da febre amarela em Pernambuco

Parlamentar esclareceu que a vacinação ampliada só é recomendada para as áreas com registro de casos da doença (Foto: Jarbas Araújo/Alepe)

Nessa quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Simone Santana (PSB) prestou esclarecimentos sobre a prevenção à febre amarela no Estado. Segundo a parlamentar, o surto da doença, que vem atingindo Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, já causou 78 mortes em 2017.

Em resposta à solicitação de ampliação da vacinação em Pernambuco, feita pela deputada Socorro Pimentel (PSL) na última segunda (20), Simone salientou que a vacina pode causar efeitos colaterais e só é recomendada nas regiões em que foram registradas ocorrências.

“A vacina é reconhecidamente eficaz e segura. Mas, por ser composta pelo vírus vivo atenuado, ela pode gerar eventos adversos, que podem exigir atenção especial”, explicou a socialista. “O Ministério da Saúde recomenda o procedimento para moradores e turistas em algumas regiões específicas, como as do surto recente”, afirmou. Estados do Nordeste em que não foram registrados casos, como Pernambuco, estão fora dessa área de vacinação, segundo a parlamentar.

A deputada destacou que Pernambuco não registra nenhuma ocorrência da doença desde a década de 30 do século passado. “Mesmo assim, o sistema de vigilância epidemiológica no Estado está alerta para casos de adoecimento ou morte de macacos em nosso território”, informou. Ela acrescentou que todos os casos suspeitos ou confirmados de febre amarela silvestre, nos últimos anos, ocorreram conjuntamente com um surto entre primatas na natureza.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário