quarta-feira, abril 06, 2016

Comissão da Alepe aprova PEC que inclui guardas municipais no sistema estadual de segurança pública

Comissão de Justiça da Alepe (Foto: João Bita)

Já em andamento em âmbito nacional, a discussão acerca da competência das guardas municipais pode ser pauta de debate no Estado. Ao menos esse é o objetivo do deputado Joel da Harpa (PTN), autor da Proposta de Emenda à Constituição nº 7/2016, que recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça (5). A PEC visa incluir a guarda municipal no rol de órgãos integrantes do sistema de segurança pública.

A proposta prevê o incremento do Capítulo IV da Constituição Estadual, que trata da segurança, com um artigo com o texto: “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à prevenção, proteção e preservação de seus bens, serviços e instalações, observando os preceitos da Lei Federal”. Na avaliação da deputada Raquel Lyra (PSB), presidente da Comissão, “essa PEC fortalece o sistema de segurança pública, já que a guarda municipal também cumpre esse papel”. O relator da proposta foi o deputado Antônio Moraes (PSDB).

Ao mencionar, em sua justificativa, a Lei Federal nº 13.022/2014, a PEC foi apresentada com o objetivo de criar um cenário favorável ao cumprimento dessa legislação, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Militares. Além do artigo 5º da lei, que concede poder de polícia às guardas municipais (inciso XII), o artigo 16º tem sido tema de debate em todo o País, por autorizar o porte de arma de fogo aos guardas municipais. “A menção trata-se apenas de uma justificativa à proposta, mas a aprovação dessa PEC não garante o porte de arma, que teria que ser decidido em lei específica”, esclareceu Raquel.

Propostas de Emenda à Constituição têm rito diferenciado. Após passar pela Comissão de Justiça, a PEC nº 7/2016 segue para apreciação do Plenário, respeitando o prazo regimental. Para ser aprovada, dependerá dos votos favoráveis de três quintos dos membros da Assembleia, em votação nominal.

Ainda na reunião desta terça, a Comissão concedeu parecer favorável a mais duas proposições e distribuiu 11 para relatoria. Entre eles, o PL 740/2016, apresentado pelo deputado Zé Maurício (PP), que visa garantir a presença de doulas nos partos realizados em hospitais privados do Estado. Doulas são profissionais treinadas para dar assistência às mulheres no período da gestação, o parto e o pós-parto. Seu trabalho consiste em amparar à grávida, fornecendo informações, experiências, e confortando física e emocionalmente.

Prêmio – O colegiado também avaliou as indicações das prefeituras de Ipojuca, por Simone Santana (PSB), e de Caruaru, por Teresa Leitão (PT), para o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca. Relatadas pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), as duas propostas foram acolhidas pela unanimidade do colegiado. A premiação será realizada em reunião solene prevista para maio.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário