quarta-feira, setembro 30, 2015

Boas Novas no Campo: Agricultor da Bahia ganha novas perspectivas de produção com o auxilio de kit de irrigação

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

O agricultor familiar Paulo Francisco de Jesus cultiva alface, berinjela, cenoura, maracujá, entre outras frutas e hortaliças no município de Mirangaba, no semiárido baiano. Ele foi um dos agricultores beneficiados com os kits de irrigação familiares que estão sendo implantados pela Codevasf nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão. Para o produtor, o principal benefício do equipamento é o baixo consumo de água, já que o sistema utilizado é o de irrigação por gotejamento.

“Esse kit não tem preço. Pra gente o equipamento foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida. Eu estou satisfeito demais porque a economia de água e de tempo é muito grande. Hoje a gente liga o motor e o equipamento molha tudo sozinho”, relata o agricultor.

Cada kit familiar tem capacidade para irrigar uma área de até 500 metros quadrados, por meio do sistema de gotejamento localizado – considerado um dos mais eficientes em termos de economia de água para a irrigação de plantas. Em alguns casos é dispensada a necessidade de bombeamento. A composição dos kits abrange 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição em polietileno, adaptadores de tubos, bobina de tubo gotejador e outros acessórios.

“Nós estamos cultivando alface, pepino, cebolinha, coentro, tem meio mundo de coisa. E nós estamos vendendo numa feirinha aqui na região. Tudo que nós temos aqui na nossa propriedade foi tirado da agricultura familiar praticada aqui na nossa horta”, explica.

A implantação dos kits é feita após análise da vocação agrícola e das necessidades de cada família. Uma das exigências para a instalação do equipamento é a existência de fonte hídrica que garanta a sustentabilidade da atividade. As famílias beneficiadas participam de capacitação, onde são explicados todos os detalhes de montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits de irrigação.

O fornecimento dos kits é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (2ª Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), ambos vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria. O investimento foi de R$ 1 milhão, com recurso proveniente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário