segunda-feira, dezembro 01, 2014

Histórico dos Direitos Humanos em Pernambuco é tema de palestra na Alemanha

O secretário Paulo Moraes aproveitou a ida a Berlim para se reunir, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, às 11h, horário local, com a embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Também na foto a historiadora e blogueira, da iniciativa Nunca Mais - Nunca Mais, da Alemanha, Sara Fremberg.

A apresentação revisitará a transição democrática do Brasil sob o foco dos eventos em PE, com ênfase para a gestão do então Governador Eduardo Campos e a introdução do Pacto Pela Vida na redução dos índices de violência.

A cidade de Berlim, capital da Alemanha, recebe, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, às 19h30, a palestra “Direitos Humanos em Pernambuco: Da Ditadura Militar ao Pacto pela Vida”, a ser realizada na Fundação Heinrich-Böll-Stiftung, organização sem fins lucrativos.

Ministrada pelo Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Moraes, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e integrante da IV Jornada Estadual dos Direitos Humanos, a palestra fará um resgate histórico sobre o período militar no país e no estado, passando pela luta em prol da redemocratização e o tema da Memória e Verdade.

Como detalha o Secretário. “A apresentação será pautada no tema da Memória e Verdade e na luta pela democracia em PE, pontos cruciais para a compreensão dos complicadores atuais no contexto dos direitos humanos, como a violência policial, por exemplo”.

Paulo completa: “A implantação em Pernambuco do Pacto Pela Vida, pelo então Governador Eduardo Campos, possibilitou a redução da violência no estado e na capital Recife a níveis internacionais, comparado a metrópoles como Bogotá, na Colômbia, e Nova Yorque, nos Estados Unidos. Esse resultado pode ser encarado como um retorno da atuação do estado à sociedade sobre as violações decorrentes do contexto histórico ao qual passou o país, fato este a ser explicitado na oportunidade em Berlim”.

A palestra encerra a Jornada Teuto-Brasileira na Alemanha. Participam do debate além do Secretário, a historiadora e blogueira, da iniciativa Nunca Mais - Nunca Mais, da Alemanha, Sara Fremberg. Sara elaborou relatórios sobre o trabalho das instituições da sociedade civil, onde ficou de abril a julho de 2014 no Recife para pesquisar o tema da memória e verdade até a ditadura militar em Pernambuco. O trabalho de pesquisa virou blog e pode ser acessado no endereço: www.memoriaeverdade.com.


ENCONTRO COM A EMBAIXADORA DO BRASIL NA ALEMANHA

O secretário Paulo Moraes aproveitou a ida a Berlim para se reunir, nesta segunda-feira, 01 de dezembro, às 11h, horário local, com a embaixadora do Brasil no país, Maria Luiza Ribeiro Viotti. No encontro foi discutido a realização de novos projetos entre Pernambuco e Alemanha.
Na ocasião a parlamentar, que já foi embaixadora do Brasil na ONU e atuou fortemente no Conselho de Segurança durante a guerra do Iraque, mencionou a boa impressão deixada pelo então Governador Eduardo Campos em sua última visita a Berlim e a embaixada.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
Foto: Reprodução Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário