quarta-feira, setembro 24, 2014

Mulheres do sertão do São Francisco aprimoram produção de artesanato e alimentos


A criação de um diagnóstico sobre grupos de mulheres artesãs de Pernambuco vem despertando, nas artesãs e agricultoras do Sertão do São Francisco, a necessidade de melhorar a estrutura de produção de alimentos orgânicos, bem como do artesanato local.

A iniciativa, da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), partiu de reuniões realizadas com grupos de mulheres de comunidades rurais dos municípios de Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó. Foram realizados levantamentos que diagnosticaram as necessidades e condições existentes em cada grupo. Para a partir daí ampliar, de forma planejada e ordenada, os meios de comercialização do artesanato e dos alimentos orgânicos.

A SecMulher-PE conta com o apoio da Comissão de Mulher do Sindicato de Trabalhadoras (es) Rurais de Santa Maria da Boa Vista, Comissão Estadual da Mulher de Lagoa Grande, gestoras de políticas para a mulher de Dormentes e de Cabrobó, além da coordenadora regional de gênero do MST.

O resultado das discussões, que reuniu oito grupos de mulheres artesãs em conjunto com produtoras de alimentos livres de agrotóxicos, deu origem à criação do Espaço Mulher. Nas feiras livres dos municípios envolvidos serão comercializados artesanato e alimentos orgânicos.

O objetivo é apoiar a superação da exclusão social e de gênero, gerando oportunidades de geração de renda, através da inclusão das mulheres rurais no processo de produção e comercialização.

Secretaria da Mulher PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário