sexta-feira, julho 18, 2014

Mobilização Municipalista tem resultado positivo graças à presença de mais de 130 prefeitos

José Patriota (centro da foto) representou a Associação de Municípios Pernambucanos (Amupe)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a participação dos gestores na luta pelas reivindicações do movimento municipalista. Na quarta-feira, 16 de julho, 135 prefeitos e prefeitas de 19 Estados estiveram em Brasília em apoio à Mobilização Permanente que, desta vez buscava o aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além deles, outros agentes, como secretários e vereadores reforçaram o trabalho da entidade.

Como é sempre lembrado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a mobilização deve ocorrer toda semana. Com ao menos pequenos grupos, o objetivo é apresentar o posicioamento dos governos municipais em todos os projetos de interesse dos Municípios. E, em casos mais relevantes como o discutido ontem, trazer um número de maior de participantes e acentuar a força do movimento.

Entre os participantes, a maior quantidade de prefeitos viam do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. Além destes Estados, haviam gestores do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Vitória

A presença de representantes de quase todos os Estados, mesmo que em grupos menores, tornam as bandeiras do movimento mais visíveis e relevantes. “Hoje nós temos mais voz. Então não podemos deixar de valorizar o que conseguimos”, disse a prefeita de Araújos (MG), Sônia Couto, sobre a aprovação de mais 1% no FPM, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Na mobilização, participaram os presidentes da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos; da Federação dos Municípios do Rio Grando do Norte (Femurn), Benes Leocádio; da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre; da Associação de Municípios Pernambucanos (Amupe), José Patriota; da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Seger Menegaz; e da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM), Valdecir Colle, além de representantes da Associação de Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena e Marcelo Beltrão.

Também atenderam a convocação da CNM, representes de entidades microrrgeionais: Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste - MG), da Associação dos Municipios do Alto Meia Ponte e Adjacentes (Amampa – GO), da Associação Sul Goiana de Municípios (ASGM), Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCS – RS), Associação dos Municipios do Vale Rio Cai (Amvarc – RS), Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne – RS) e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI-SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário