quarta-feira, março 19, 2014

Cabrobó-PE: Cultivo da cebola será discutido nesta quinta(20); Petrolândia está entre os municípios que mais investem no plantio

Evento é voltado aos produtores de cebola do Vale do São Francisco. Em Pernambuco as cidades que mais investem no plantio de cebola é Petrolina, Petrolândia, Cabrobó, Orocó, Terra Nova, Belém do São Francisco e Parnamirim.

Produtores do Vale do São Francisco discutem a cultura da cebola na região em um workshop. O evento será realizado nesta quinta, dia 20 de março, a partir das 13h, no auditório da Escola de Referência José Caldas Cavalcanti em Cabrobó, no Sertão pernambucano. O encontro é gratuito e contará com um programação que engloba palestras com empresários e pesquisadores da área.

Durante o ‘2º Workshop da Cultura da Cebola no Vale do São Francisco’ serão apresentadas palestras sobre a evolução do cultivo local da cebola, o semeio direto de mudas e será apresentado os materiais que mais se adaptam à região. Além de orientações sobre manejo de irrigação e o atual mercado da cebola no Brasil.
O palestrante e engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado, Paulo Vitor Magalhães, vai ministrar uma palestra sobre semeio direto de cebolas hibridas. Ele explica que a cebola é uma cultura que é produzida na margem do Rio São Francisco. Estima-se uma área entre 6 e 10 mil hectares por ano. A média da produção é de 21 toneladas por hectares. No estado, as cidades que mais investem no plantio de cebola é Petrolina, Cabrobó, Orocó, Terra Nova, Belém do São Francisco, Parnamirim e Petrolândia.


Segundo um dos organizadores, Wladmir Torres, a cebola é a cultura escolhida por 97% dos pequenos produtores da região do Vale. “Também sou produtor, tenho 17 hectares plantados emOrocó. E tenho interesse em conhecer e investir em tecnologia, em materiais melhorados com grande capacidade produtiva”, relata.

De acordo com o engenheiro Paulo, no workshop, os produtores poderão ter mais informações sobre as novas tecnologias, em destaque os sistema de irrigação por gotejo, 'semeio direto', quando uma máquina faz o semeio e sementes híbridas que é o cruzamento de espécies para dar uma características desejadas. 

G1 Petrolina e Região 

Nenhum comentário:

Postar um comentário