segunda-feira, junho 17, 2013

Armando Monteiro: qualificação permite crescimento sustentável de Pernambuco

Senador Armando Monteiro e alunos da rede estadual em Jaboatão
Foto: Alexandre Albuquerque
“Precisamos ter a compreensão de que o ciclo de desenvolvimento de Pernambuco só será sustentável se investirmos fortemente no seu capital humano, que é a riqueza fundamental do Estado”. A frase foi dita pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB) durante a assinatura da ordem de serviço de início das obras de construção do SENAI de Jaboatão nesta segunda-feira (17).

Ao lado do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), do presidente da FIEPE, deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), e do secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado, Antônio Carlos Maranhão, o senador pernambucano apontou como estratégico o investimento de uma unidade do SENAI no município.

“Em boa hora, o Sistema S dá a sua contribuição para que este projeto maior de recuperação, de renascimento de Jaboatão, se materialize. E ao convocar o Sistema S, nada melhor do que contar com o SENAI, que é o maior complexo de educação profissional da América Latina”, afirmou Armando.

Oito mil alunos – O Senai Jaboatão atuará nas áreas de Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, desenvolvendo cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento. A unidade realizará, na sua capacidade plena, aproximadamente oito mil matrículas por ano. A estrutura terá 28 salas de aula, 42 laboratórios e oficinas, além de auditório para 432 lugares, quadra poliesportiva, pátio para a prática de máquinas pesadas, entre outros. Ao todo, será investido no projeto o valor de R$ 25 milhões. Para 2013, o investimento previsto na parte inicial da obra é de aproximadamente R$ 4 milhões que serão usados na recuperação do telhado e recuperação estrutural de dois galpões da futura Escola Técnica.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro ressaltou que a entidade, ainda sob sua gestão, lançou o programa Educação Para a Nova Indústria, que incluiu entre os investimentos a construção da unidade do SENAI em Jaboatão. “O SENAI tem que oferecer em Pernambuco uma contribuição decisiva, para que o Estado consolide este ciclo de crescimento e desenvolvimento do qual todos nos orgulhamos”, destacou.

Armando também defendeu a importância da conexão entre ensino médio e técnico-profissionalizante, o que pode garantir ao jovem, mesmo antes do acesso à universidade, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Nós não temos sequer 10% dos alunos de nível médio no Brasil que estão hoje com habilitação em cursos técnicos ou em cursos de qualificação. Em alguns países, este índice alcança 60%”, comparou.

Assessoria de Imprensa do Senador Armando Monteiro
Foto: Alexandre Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário