terça-feira, outubro 09, 2018

Jessier Quirino abre o II Festival do Livro do Litoral Sul, em Ipojuca-PE


O poeta apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, nesta terça, às 20h, no palco principal da feira literária. Evento recebe o público a partir das 9h (Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (9), às 9h, e segue até segunda-feira (15), a segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, sob o tema “História, poesia e cultura em terras de Santa Cruz”, homenageando os escritores Allison Santos, Fátima Oliveira e Arnaud Mattoso, que têm fortes raízes ipojucanas. Mais uma vez, o evento ocupa o Clube Municipal do Ipojuca, no município de Ipojuca, e oferece, gratuitamente, aos moradores do Litoral Sul, palestras, sessões de autógrafos, shows, contação de histórias e lançamentos de livros. A feira literária é promovida pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio da Prefeitura do Ipojuca e ainda da São Braz e Capricce.

A grande atração da primeira noite do evento é o poeta Jessier Quirino, que apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. O show tem como pano de fundo a história de dois sertanejos, que decidem se casar. O artista lista suas histórias pra animar o dia a dia e desanuviar o cansaço.


O poeta nordestino mergulha num Sertão que já não existe mais para construir seu recital de poesia popular, amparado na textura, cor e no lado carcomido do Sertão. O olhar minucioso do escritor para as coisas simples do dia a dia interiorano, por meio da poesia e dos causos sertanejos, faz dele, hoje, o grande nome da poesia matuta nordestina.

As atividades da noite têm início antes da apresentação de Quirino. A abertura da feira contará ainda com a Banda Santa Cecília, às 19h, fazendo a recepção do público para a solenidade de abertura, com a presença de representantes da Prefeitura do Ipojuca, da Andelivros e convidados.

A segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul conta com 50 estandes, representando mais de 100 editoras e distribuidoras. Toda a programação da feira literária é gratuita.

HOMENAGEADOS

Desde que foi criado, em 2017, o festival tem como uma de suas principais características exaltar personalidades que são importantes para o município do Ipojuca. Este ano, a feira literária são a professora Fátima Oliveira, o jornalista Arnaud Mattoso e o pedagogo Alisson Santos, uma forma de agradecer pelas obras que deixaram, levando o nome de Ipojuca para todo o Estado.

A professora Fátima Oliveira já demonstrava amor e afinidade com a poesia desde criança. Além das duas coletâneas em que teve participação, Oito poetas pernambucanos e Poetas do ano 2000, Fátima aproveita o Festival do Livro para lançar a obra Comendo Poesia. Atualmente, trabalha na Secretaria de Educação do Ipojuca, sendo responsável pelo projeto Educação de Jovens e Adultos.

Editor na Editora Vedas, Arnaud Mattoso foi premiado duas vezes pela Academia Pernambucana de Letras. Em 2015, pela primeira edição da obra Ipojuca, passado presente e futuro; e, em 2017, pelo livro infantojuvenil Pequeno Ruby (Ed. Bagaço), que será autografado no festival. A publicação aborda o amor e cuidado pelos animais.

O pedagogo e escritor Allison Santos, desde cedo, descobriu o gosto de ouvir e contar histórias, tendo se aprimorado na arte da contação, mergulhando no universo da literatura infantil e da poesia. Formado em pedagogia, com especialização em psicopedagogia clínica e institucional, Allison leva para o festival o seu livro O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru), lançado originalmente em 2011.

SERVIÇO

II FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.

Mia Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário