sexta-feira, abril 20, 2018

Mulheres na Tribuna: cidadãs de Paulista inauguram ação formativa da Alepe


Foto: Alepe

Com apenas seis deputadas dentre os 49 que a compõem, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início, nesta quinta (19), a um projeto para incentivar o surgimento de lideranças femininas na política. É a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, que reunirá, mensalmente, participantes de todo o Estado. No primeiro encontro, foram recebidas visitantes de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Idealizadora da iniciativa, a deputada Simone Santana (PSB) – que preside a Comissão de Defesa da Mulher – destacou que o objetivo da ação é encorajá-las a se posicionarem e, assim, suprir a carência da representatividade feminina na política brasileira. “É nossa chance de garantir que negras, moradoras de periferia, sítios e engenhos finalmente se enxerguem nos espaços públicos de decisão”, relatou em discurso na Reunião Plenária.

Para a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Paulista, Bianca Pinho Alves, o projeto é um marco: “Vai mudar muito a participação política das mulheres no Estado”, acredita. A gestora acrescentou que sentia falta de um espaço para elas se apropriarem da atividade parlamentar, conhecerem a política e compreenderem a importância de participar.


Ao longo do dia, as convidadas conheceram detalhes da história e do funcionamento do Parlamento. Já a tarde foi dedicada a formação sociopolítica com foco em gênero ministrada pela ex-deputada Beatriz Vidal, que atua como gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres na Secretaria Estadual da Mulher.

“Antes, jamais poderíamos participar, era um ambiente totalmente masculino”, observou a auxiliar administrativa Maria Claudino, que participou do projeto. “Não devemos nos acanhar diante das dificuldades, porque sabemos que tudo é possível para as mulheres”. Já a merendeira Ana Rosa Torres da Silva ressaltou a oportunidade de aprendizado: “É um enriquecimento para nós que vivemos no meio político, porque ensina a nos expressar, dialogar e debater nas plenárias”.

A deputada Laura Gomes (PSB) exaltou, na tribuna, a escolha de Paulista para a estreia. “Partiu da decisão de ter uma secretária como Bianca Pinho Alves, que muito nos orgulha, e está levando cada vez mais condições para as mulheres da cidade participarem da política”, elogiou. Ela e Simone Santana entregaram livro sobre a história do Poder Legislativo pernambucano à gestora municipal.

Projeto – Criada pela Resolução 1.375/2016, a Ação Formativa Mulheres na Tribuna é realizada por meio de parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Escola do Legislativo e o Cerimonial da Alepe. A iniciativa recebeu o nome de Adalgisa Cavalcanti, primeira deputada estadual eleita em Pernambuco, como forma de ressaltar a atuação dela em defesa da igualdade de gênero.

Para participar do projeto, grupos de mulheres e prefeituras poderão fazer a solicitação ao gabinete de qualquer parlamentar, que fará a indicação.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário