segunda-feira, maio 15, 2017

Ação de ONG Internacional em Pernambuco alerta para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Visão Mundial faz campanha global #ItTakesAWorld para mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes; no Brasil as ações acontecem em 7 estados. Em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil, isso equivale a aproximadamente 2 denúncias por hora, sendo 70% entre meninas.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, a ONG Internacional World Vision (Visão Mundial) faz ação na Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Estadual Comandante Luis Gomes, em Recife. #ItTakesAWorld é global e de mobilização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha é uma das atividades que marcam o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 17 de maio, haverá uma mobilização lúdica territorial, com apresentação circense sobre o tema do abuso na Escola Erundina Negreiros de Araújo (Rua Erundina Negreiros de Araujo, SN, Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Recife – PE) às 10h e às 16h. Já no dia 18 de maio, a beneficiada será a Escola Estadual Comandante Luis Gomes (Av. Ver. Otacílio Azevedo, 2567, Casa Amarela, Recife – PE) que receberá a mobilização lúdica territorial, também, às 10h e às 16h. A realização é da Visão Mundial em parceria com o Circo da Trindade.



A ação terá espetáculo de palhaços, malabares, mágica, acrobacia de solo, dança e equilíbrio. A intenção é ensinar as crianças: a nomear e valorizar as partes do corpo; a reconhecer os sinais do corpo que indicam desconforto, insegurança ou medo; que devem ser respeitadas, ouvidas, e principalmente que têm pleno direito de dizerem NÃO; que há segredos que não podem ser guardados; que ela deve saber o que é abuso sexual, assim vai poder falar se algum dia acontecer com ela; que ela deve pedir ajuda se passar por situação de risco ou violência.

O lançamento nacional da campanha acontece em diversos municípios brasileiros: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza e Sertão do Ceará (CE), Jequitinhonha (MG) e Sertão Alagoano (AL). Dentre as atividades programadas, estão previstas ações circenses, palestras, passeatas públicas, seminários, exibição de filmes e documentários, e bate papo com a população. A campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade convocando-a a participar da conscientização deste problema social tão recorrente atualmente.

O 18 de Maio
Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência.

Esse ano, mais uma vez, em alusão a essa data, a Visão Mundial, vem ressaltar as inúmeras violações que têm acarretado na vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade. Em razão desse contexto, faz-se de extrema importância que o movimento de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes se articule, se insira, participe e incida nesse debate.

Como denunciar
As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas. Desde que o governo federal implantou o serviço, em 2003, os números de atendimentos e denúncias recebidas aumentam a cada ano. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público.

Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. Em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil, isso equivale a aproximadamente 2 denúncias por hora, sendo 70% entre meninas.

Além de violência sexual, o Disque 100 recebe denúncias de maus-tratos, negligência, pornografia, entre outros crimes. A maior parte das denúncias recebidas pela central são contra meninas, 62%. Esse número sobe para 81% quando as denúncias são de violência sexual.

A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O Disque 100 funciona todos os dias, das 8h às 22h e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Sobre a Visão Mundial
Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br

JB Press House

Nenhum comentário:

Postar um comentário