quinta-feira, outubro 22, 2015

Deputados querem transposição do Rio Tocantins para ampliar vazão para transposição do São Francisco

Parlamentares discutiram Rio Tocantins desaguar no Rio São Francisco

Em um debate presidido pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), na quarta (21), parlamentares discutiram a possibilidade de tirar parte da água do Rio Tocantins para abastecer o Rio São Francisco. Veja o tamanho do problema. As obras da transposição, que começaram orçadas em R$ 4,5 bilhões e que já vão em R$ 8,2 bilhões, já deveriam ter saído há três anos e ainda estão em 80% de realização. Agora o problema é outro: o temor com o nível das águas do Velho Chico. Para garantir a água para a transposição, os deputados querem uma transposição nova, das águas do Rio Tocantins para o São Francisco.

A discussão realizada na Câmara a princípio seria sobre a necessidade de aumentar a vazão do São Francisco para que ele seja destinado ao transporte de cargas. Com a evolução do debate, parlamentares, como o cearense Adail Carneiro, do PHS, afirmaram temer que a transposição do São Francisco fique pronta sem água suficiente para 390 municípios que sofrem com a seca no semiárido.

Representando o Ministério do Planejamento e Gestão, o coordenador-geral de Rodovias, Ferrovias e Hidrovias da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Fábio Freitas, recomendou que se busque um caminho no orçamento para a transposição do Tocantins para o São Francisco, um modo mais curto para ampliar a capacidade do São Francisco. Na avaliação dele, porém, o ideal seria dividir as frentes de trabalho, criando uma primeira etapa com foco na transposição do Tocantins para o Francisco e uma segunda apenas para a integração da navegação.

A interligação é prevista no Projeto de Lei 6569/13, de Gonzaga Patriota.

Pinga-Fogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário