quarta-feira, setembro 16, 2015

Sudene e CBHSF discutem Projeto de Desenvolvimento do São Francisco


O Projeto Conceitual de Desenvolvimento Integrado do São Francisco foi o tema da reunião realizada na quinta-feira passada (10), na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife (PE). O objetivo, de acordo com o superintendente do órgão, João Paulo de Lima e Silva, é integrar as ações dos atores envolvidos com o desenvolvimento nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco, ampliando a troca de informações, alinhando projetos e potencializando as políticas existentes.

A previsão de investimentos do projeto é de R$ 1,8 milhão, dividido pelos próximos cinco anos, em obras de infraestrutura logística e hídrica, industrialização rural, comércio e serviços. O projeto deve abranger 87 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, contemplando 2,3 milhões de pessoas.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, explicou aos participantes da reunião as atribuições e as ações desenvolvidas pelo Colegiado. Além disso, fez uma explanação sobre os impactos da crise hídrica na bacia do São Francisco, a fim de alertar quanto à real capacidade de doação de água pelo Velho Chico. E apresentou os projetos de recuperação hidroambiental executados com os recursos provenientes da cobrança pelo uso das águas do São Francisco.

Miranda também aproveitou para propor ao superintendente da Sudene que intervenha junto ao governo federal com vistas a reformular e relançar o Conselho Gestor do Programa da Revitalização, o qual passaria a contar com a participação do Comitê e de representantes dos municípios, dos povos tradicionais e dos usuários. “Se o objetivo do programa é dar suporte aos assentamentos rurais e comunidades tradicionais, então faz-se necessário ampliar a pauta de intervenções para incluir, além da questão agrária, a problemática das águas e da energia, contemplando também a mudança da matriz energética na bacia do São Francisco”, considerou o presidente do CBHSF.

Diante de representantes da Sudene, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outros órgãos participantes da reunião, Anivaldo Miranda falou sobre a elaboração de 26 planos municipais de saneamento básico no âmbito da bacia do Velho Chico, financiados pelo Comitê. “É necessário o apoio e a contrapartida do BNDES e da Sudene para que as prefeituras possam materializar esses documentos”, apelou.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário