quarta-feira, setembro 16, 2015

Projeto São Francisco tem 78,6% de execução, afirma ministro

Ministro Gilberto Occhi (Ascom FAEB)

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão com 78,6% de avanço físico, afirmou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Os dados são agosto deste ano. O titular da pasta ministrou uma palestra sobre o empreendimento hídrico nesta terça-feira (15/9), em Salvador (BA), no congresso Agropec Semiárido, que tem como foco a região do semiárido.

"Estamos trabalhando alinhados com as diretrizes do governo federal, da presidenta da República, Dilma Rousseff. O Projeto de Integração do Rio São Francisco é muito importante para a região. Precisa ter continuidade, mesmo em um momento de ajustes orçamentários", afirmou o ministro. A previsão é que o empreendimento hídrico seja concluído entre dezembro de 2016 e 2017.

Gilberto Occhi também falou sobre as ações de revitalização (saneamento ambiental, programa Água para Todos e controle de processos erosivos) da bacia do Velho Chico. O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos. Desse total, foi executado aproximadamente R$ 1,7 bilhão (71%).

As obras do Projeto São Francisco começaram a ser entregues em outubro de 2014, com o acionamento da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Leste (EBV-1), no município de Floresta (PE). Em agosto deste ano, a presidenta da República, Dilma Rousseff, acionou o motor da primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte, em Cabrobó (PE).

O empreendimento é construído por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do "caminho das águas" do projeto, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados (Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). As outras etapas serão entregues a partir deste ano, com previsão final entre dezembro de 2016 e 2017.

A integração vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Há 10,4 mil trabalhadores contratados nos dois eixos. Mais de 3,6 mil máquinas estão em operação. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

Agropec Semiárido
Encerrado nesta terça-feira, congresso Agropec Semiárido, discutiu o reaproveitamento de água para irrigação, a preservação da Caatinga, o potencial da palma forrageira, a necessidade de novas políticas públicas para o desenvolvimento da região, efeitos e impactos das mudanças climáticas, entre outros.

O evento foi organizado pelas Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Palma e outras Cactáceas.

Ao fim da palestra, o ministro Gilberto Occhi recebeu uma carta de reivindicações assinada pelos presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária de oito estados. Nesse documento, eles solicitam, dentre outras medidas, crédito diferenciado para os produtores do semiárido brasileiro e manutenção de recursos financeiros e das ações de integração do São Francisco.

Veja a apresentação do ministro Gilberto Occhi.

Ascom Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário