terça-feira, julho 21, 2015

Júlio Cavalcanti quer melhorias na saúde do Estado


O deputado Júlio Cavalcanti, líder do PTB na Casa Joaquim Nabuco, vai solicitar uma audiência com o Governador Paulo Câmara e com o secretário de Saúde, José Iran, para tratar sobre a Saúde no Estado. O motivo da reunião são as inúmeras queixas que o parlamentar vem recebendo, em suas andanças por Pernambuco, e também por meio de suas redes sociais. São várias denúncias das pessoas sobre a péssima situação dos hospitais do Estado – em especial o Hospital Regional de Arcoverde. 
 
Mas o deputado Júlio Cavalcanti alerta que o problema da saúde não se restringe a uma região do Estado. Está em todo Pernambuco. O parlamentar destaca que o Hospital Regional de Arcoverde, por exemplo, está neste momento passando pela segunda intervenção. “Não adianta chamar interventor pra resolver a situação de caos que se encontra o Hospital de Arcoverde se não injeta dinheiro na unidade para solucionar. O débito já ultrapassa um milhão de reais”, afirma o parlamentar. Entre os problemas do Hospital Regional de Arcoverde estão a falta de medicamentos e de material de uso contínuo, a falta de médicos e a demora no atendimento. O Hospital Regional de Arcoverde atende mais de 35 mil habitantes dos municípios que compõem a VI Geres.

“Não é possível que numa unidade tão importante, responsável pela saúde de tantas pessoas da região do Moxotó, não tenha nem gaze, como já foi denunciado por um médico de lá. Há um registro, feito no mês de junho, que mostrava que não havia clínicos, pediatra, cirurgião, anestesista e traumatologista. Só tinha um médico obstetra, mas não podia fazer muita coisa, pois estava sem equipe. Isso obriga a transferência dos pacientes para outros municípios, colocando em risco a vida das pessoas, não apenas pela demora no atendimento, mas também por ter que percorrer a BR 232, que está em péssimo estado de conservação”, diz Cavalcanti.

E na última semana Júlio visitou alguns municípios da Zona da Mata Norte. O parlamentar acompanhou a comitiva formada pelos deputados da Bancada de Oposição da Casa nas visitas aos municípios de Goiana, Aliança, Carpina e Nazaré da Mata. Nos locais, os parlamentares conversaram com a imprensa, a população e lideranças políticas e as queixas foram muitas, de descaso e abandono, e a constatação foi de que há muita diferença entre o discurso do Governo do Estado e a realidade.

Em Goiana, constataram as precárias condições de atendimento a que são submetidos os pacientes do Hospital Belarmino Correia, que desde 2012 teve as obras de ampliação e modernização anunciadas, mas até hoje não entregues. Uma ala nova da unidade está sem funcionar, com equipamentos embalados e sem uso, enquanto que nos corredores antigos, crianças recebiam soro sentaras em cadeiras de plástico, em ambientes cheios de infiltrações nas paredes. Já na UPA Especialidades de Carpina, foi constatada a paralisação da obra, que já está com quase 01 ano de atraso. Caso estivesse pronta, a UPA estaria realizando 79 mil consultas por ano, e 190 mil exames complementares, beneficiando 253 mil pessoas de toda a região, de acordo com dados divulgados pelo próprio Governo do Estado à época do anúncio do equipamento.

Ascom Deputado Estadual Júlio Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário