quinta-feira, outubro 02, 2014

Mês da Pessoa Idosa inicia com atividade no Hospital Geral de Areias

 Fotos: Superintendência Estadual da Pessoa Idosa

A Superintendência Estadual da Pessoa Idosa terá atividades durante todo o mês de Outubro. A programação teve início nessa quarta-feira, 01, Dia Internacional do Idoso, no Hospital Geral de Areias, no Recife, com Palestra sobre Prevenção a Violência e Envelhecimento Digno para 60 idosos, com a participação do personagem “Cipriano”.

O Grupo da Terceira Idade do Hospital Geral de Areias e seus familiares recebeu, nessa quarta-feira, 01, Dia Internacional do Idoso, a equipe da Superintendência Estadual da Pessoa Idosa, para uma programação especial de palestras.

Os profissionais abordaram o tema: Violência contra a pessoa Idosa, com o objetivo de mostrar os tipos mais comuns de violência e como identificar os idosos vulneráveis, que são aqueles com mais de 75 anos.

Além disso, foi disponibilizado o serviço de atendimento do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a violência contra o Idoso, CIAPPI, que atua com equipe multidisciplinar.

A atividade contou ainda com apresentação de slides, e do arte-educador, "Cipriano", personagem de uma cartilha elaborada pelo centro. A Superintendência da Pessoa Idosa e o CIAPPI são órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Iniciando também a programação do Mês da Pessoa Idosa foi realizada, uma audiência pública sobre violência, em Condado. E nesta sexta, 03, tem palestra no Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.

As atividades continuam na próxima semana com a "Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno", que vai reunir no interior do estado, gestores, prefeitos, promotores de Justiça e dirigentes de Instituições de Longa Permanência, ILPIs, pra discutir o fortalecimento da Política da Pessoa Idosa.

A primeira Caravana vai para Arcoverde, nos dias 08, 09 e 10; depois segue para Garanhuns, 15, 16 e 17; 22,23 e 24, estará em Petrolina; e 29, 30 e 31, chega a Itamaracá, na RMR.

Toda a programação elaborada pela Superintendência toma como base dados do IBGE, que mostra um aumento da população acima de 60 anos em Pernambuco da ordem de 10,9%, acima do percentual do país, que é 9,4%. O que corresponde 900 mil pessoas idosas no estado.

Confira no anexo as atividades programadas para o Mês da Pessoa Idosa.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário