quinta-feira, outubro 02, 2014

João Lyra Neto garante reforço institucional para liberar recursos para o setor sucroalcooleiro


“O Governo de Pernambuco vai interceder junto ao Ministério da Fazenda para que regulamente em decreto e efetue o pagamento da subvenção de R$ 560 milhões referentes a produção de cana-de-açúcar e etanol no Nordeste, na safra 2012/2013, ocasião em que ocorreu a maior seca dos últimos 60 anos anos na região,” declarou o governador João Lyra Neto. O governador recebeu, nesta quarta-feira (01/10), o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool – Sindaçúcar, Renato Cunha, e garantiu que irá à Brasília apoiar o pleito do setor que dá suporte a economia de 54 municípios do estado através da produção de 50 usinas de etanol e cana-de-açúcar, envolvendo 11 mil fornecedores de cana e garantindo 80 mil empregos diretos.

A subvenção foi garantida pelas leis 12.999 e 13.000 sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em 18 de junho deste ano. “Agora o que falta é regulamentar em decreto e efetuar o pagamento e, para que isso aconteça, não mediremos esforços no sentido de apoiar este importante segmento da economia de Pernambuco que representa 40% da nossa pauta de exportações,” disse João Lyra Neto.

No entender do presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, a liberação destes recursos tem característica emergencial, mas terminará ganhando contornos estruturantes pois “ajudará na reestruturação do setor que sofreu forte impacto por ocasião do período da seca que atingiu toda região”. De acordo com dados do Sindaçúcar, Pernambuco desde a safra 2009/2010 vinha mantendo uma meta de produção em torno de 16 milhões de toneladas de cana por safra. Por ocasião do período da seca, a safra 2012/2013 declinou para 13,6 toneladas de cana. “A liberação deste recursos será fundamental para que o setor se reestruture e volte a produzir dentro de sua média histórica, mantendo ativada toda cadeia produtiva e garantir os empregos,” finalizou Renato Cunha.

Blog de Notícias do Governo do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário