sexta-feira, junho 06, 2014

Fernando Bezerra Coelho destaca obras importantes no Agreste

Foto: Hélder Tavares

A Frente Popular visita neste final de semana as microrregiões do Agreste Meridional e Central, duas das mais penalizadas pelos efeitos da seca que castigou o Nordeste brasileiro nos últimos anos. Centenas de produtores perderam rebanhos e plantações inteiras, comprometendo a economia local. Ex-ministro da Integração Nacional e pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), lembra bem do período e destaca que ações importantes foram adotadas para minimizar e enfrentar a estiagem. Foram instaladas na região 75 mil cisternas e perfurados quase 500 poços. Cerca de 145 mil bolsas estiagem foram entregues, e mais de 70 mil operações em linha de crédito, para os micro e pequenos agricultores, liberadas.

No entanto, ações estruturantes foram iniciadas, para que o Agreste possa sair da escassez. Com recursos do PAC-Secas foram liberados perto de R$ 100 milhões, para obras como o reforço do sistema Itaíba-Tupanatinga, o sistema Águas Belas e adutoras em Palmeirina e Lajedo. As barragens de Panelas, em Cupira, e Gatos, em Lagoa dos Gatos, que juntas terão capacidade de armazenar quase 30 milhões de metros cúbicos de água, fazem parte do planejamento para garantir a segurança hídrica agrestina.

“Nosso esforço é para garantir que a água chegue a todos com regularidade para consumo e produção. Faz parte deste conjunto de iniciativas a Adutora do Agreste, que está em construção, e é uma das mais importantes obras do Brasil para garantir o acesso permanente à água. Perto de 2 milhões de pernambucanos serão beneficiados com este projeto, que envolve recursos da ordem de R$ 2 bilhões”, diz Fernando Bezerra.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho
Foto: Hélder Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário