sexta-feira, junho 06, 2014

Comissão de Educação da Alepe debate estratégias de valorização do Frevo


Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2012, o frevo pautou audiência pública promovida, nesta sexta (seis de junho), pela Comissão de Educação. O encontro foi motivado pelo artigo de autoria do multiartista Antônio Carlos Nóbrega, publicado em nove de fevereiro, no Jornal Folha de São Paulo, por ocasião do Dia do Frevo.

Segundo Nóbrega, o texto reflete o dinamismo do ritmo musical pernambucano. Para o artista, o frevo é uma das representações simbólicas mais representativas que o povo brasileiro já produziu. O artista ressaltou que o ritmo vai muito além da manifestação carnavalesca.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Laura Gomes, do PSB, ressaltou a necessidade de preservar, renovar e fortalecer a expressão cultural. Ela informou que o colegiado vai interagir com o Paço do Frevo, espaço cultural instalado em fevereiro deste ano, no Bairro do Recife. A ideia é realizar uma série de conferências e seminários voltados para as escolas.

Também participaram do encontro, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, o maestro Ademir Araújo, o Maestro Spok, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, além do representante do Paço do Frevo, Paulo Braz, entre outras personalidades do segmento cultural. A audiência pública foi concluída com uma performance musical de Antônio Carlos Nóbrega, em homenagem ao frevo.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário