quarta-feira, maio 07, 2014

Aprovados na primeira fase do concurso da Polícia Militar de Pernambuco de 2009 realizam passeata no Recife


Aproximadamente 300 pessoas aprovadas no concurso público para o cargo de Soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) de 2009 realizaram uma passeata pelas ruas do Centro do Recife na tarde desta terça-feira (06). Eles protestaram contra a falta de convocações dos aprovados na primeira fase do certame (prova escrita). Na próxima segunda-feira (12), os manifestantes prometeram realizar nova passeata, cuja concentração será às 13h na Praça do Derby.

A caminhada desta terça teve início nas proximidades do prédio da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). De lá, os integrantes se reuniram com representantes do Governo do Estado no Palácio do Campo das Princesas. O ato ocorreu de forma pacífica e o trânsito do Centro do Recife não foi prejudicado durante toda a caminhada.

De acordo com nota da Secretaria de Defesa Social (SDS) enviada ao Blog dos Concursos, foram nomeados e empossados 3.371 candidatos, ou seja, 1.271 a mais do que o previsto no edital de abertura do certame, que oferecia 2.100 oportunidades. Desde o início do ano, os manifestantes realizam manifestações em busca de novas nomeações. O então governador, Eduardo Campos (PSB), se comprometeu em realizá-las.


Em meados de março deste ano, antes de entregar o cargo para concorrer à Presidência da República, o socialista autorizou o chamamento de mil pleiteantes ao posto de soldado. O objetivo da medida, segundo Campos, é suprir as necessidades de segurança da população. Argumento consonante com o dos candidatos. O ato assinado por Campos foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 15 de março. O número de candidatos a serem chamados para realizarem as demais etapas do certame, entretanto, subiu para 2mil.

Segundo o Gerente Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária (GGAIIC/SDS), Manoel Caetano, “os demais candidatos, que ficaram acima do ponte de corte no certame (prova escrita), que não participaram das demais fases do concurso, terão nova oportunidade. O Estado, ainda conforme nota da SDS, determinou o chamamento de 2 mil candidatos para submeter-se aos Exames de Aptidão Física, Teste Psicológico e Exames Médicos, todos classificatórios e eliminatórios. A Secretaria informou que “providências estão sendo adotadas para a realização desses testes”, ou seja, não há data definida para tanto. Em seguida, haverá o Curso de Formação Profissional, última fase do concurso.

“Ficamos sabendo que uma lista com nomes para convocação foi encaminhada à Secretaria de Defesa Social no início do ano. No entanto, nenhum de nós foi chamado. Desde 2011, aguardamos pela convocação”, contou Alisson Silva, que repassou informações ao FolhaPE através do WhatsApp da Folha de Pernambuco (81 - 8187.9290) e é um dos membros da mobilização desta sexta-feira.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário