quarta-feira, maio 07, 2014

Afogados da Ingazeira é a próxima cidade a receber reunião do Pacto pela Educação

Secretário de Educação e Esportes visita três Gerências Regionais de Educação para pactuar metas
Norma Guimarães, integrante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag)
Fotos: Ademar Filho
Gestora da GRE, Dilma Torres
Secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas

Depois de participar da primeira reunião de pactuação do Programa Pacto pela Educação (PPE), na Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Central, o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas e sua comitiva de secretários executivos e técnicos, chegaram a Floresta, no Sertão do Submédio São Francisco, nesta quarta-feira (07). Gestores das 49 escolas que compõem a GRE também tiveram a oportunidade de participar da reunião de pactuação. Amanhã (08) o encontro acontece em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Alto Pajeú. Até o início de junho, o secretário e sua comitiva irão percorrer as 17 Gerências Regionais de Educação (GREs).

Durante a reunião e apresentação das metas, o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, falou sobre o papel da escola e do professor na vida dos estudantes. “Acredito que gestores e professores têm a capacidade de criar espaços para que os alunos reflitam sobre a importância deles dentro das escolas. Nelas, os professores não devem ser apenas profissionais que trabalham o conteúdo programático. Eles precisam ser pessoas motivadoras dos estudantes por meio de desafios”, disse Dantas. Ele ainda informou que a reunião começou por Salgueiro, pelo excelente resultado em educação obtido em 2013.

A gestora da GRE, Dilma Torres, participou da reunião, e foi ela quem deu as boas vindas aos visitantes. Também esteve na reunião, mas como integrante da comitiva, a gerente Geral de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Norma Guimarães. Ela explicou que o Programa Pacto pela Educação (PPE) é uma política voltada para a qualidade da educação com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes, e dos ambientes pedagógicos, ampliando o acesso à educação e contribuindo para os avanços educacionais no estado.

As escolas monitoradas pelo PPE são aquelas que possuem ensino médio, incluindo escolas regulares, técnicas e de referência (integral e semi-integral), além das escolas indígenas, quilombolas, de aplicação e centros tecnológicos da rede estadual. No total são monitoradas 770 unidades de ensino. “Para fazer o acompanhamento, durante o ano, realizamos reuniões do comitê gestor executivo, além de reuniões com os gestores das GREs e os diretores das escolas. Por fim, fazemos o monitoramento das ações dentro das unidades de ensino”, finalizou Norma.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário