segunda-feira, junho 16, 2014

Paulo Câmara fala de sua campanha ao governo do Estado e promete UPA para Petrolândia, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho


Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco,
 em entrevista a Assis Ramalho

Na última sexta-feira (13), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou Paulo Câmara, candidato ao governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco. Na ocasião, a Frente Popular realizou evento Agenda 40 na Casa de Show Velho Chico, em Petrolândia.

Paulo Câmara é militante socialista desde 1992, e esteve ao lado do  governador Eduardo Campos (PSB) já na campanha para a Prefeitura do Recife em 1992, quando o hoje aliado Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi eleito. De lá para cá, participou de todas as campanhas majoritárias encabeçadas pelo PSB e está no governo de Pernambuco desde 2007, quando Eduardo Campos assumiu o governo do Estado. Apesar de ter assumido nos últimos sete anos papéis importantes onde passou pelas secretarias estaduais de Administração, Turismo e Fazenda, Paulo Câmara ainda é, para a população pernambucana, um nobre desconhecido.

Na entrevista concedida à nossa reportagem, Paulo Câmara avalia a campanha da Frente Popular de Pernambuco que, segundo ele, já percorreu mais de cem municípios, mas diz que a caminhada está apenas no começo.

Também na entrevista o candidato garante que, se eleito, Petrolândia será contemplada com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE).

Acompanhe a entrevista na integra.

Assis Ramalho: Faça uma avaliação sobre sua campanha ao governo do Estado e sobre sua passagem por Petrolândia, onde cumpriu a Agenda do 40.


Paulo Câmara: Na verdade, a campanha está apenas começando. Nós tivemos hoje um dia muito bom aqui no Sertão de Itaparica. Estivemos em Floresta, em Belém de São Francisco, e agora aqui em Petrolândia, nesta festa com mais de mil pessoas, onde a gente pôde se apresentar, conversar, ouvir as pessoas e fazer com que o nosso programa de governo seja muito rico. Rico de ideias, de propostas e de boas intenções para esse povo que quer o bem de Pernambuco.

Assis Ramalho: Você falou que a campanha está apenas começando, mas a Agenda 40 tem percorrido muitos municípios nos últimos dias, não é verdade?

Paulo Câmara: Verdade, já são mais de 90 dias que eu, Raul e Fernando Bezerra Coelho estamos percorrendo o nosso Estado. Já passamos por mais de cem municípios, mas pra gente tem sido uma satisfação enorme. Tem sido muito gratificante ter chegado nestes lugares e ter o reconhecimento do povo de Pernambuco, que reconhece o trabalho que Eduardo fez, e a gente fica muito orgulhoso, porque nós participamos desde o primeiro dia do governo de Eduardo. Eu atuei em três Secretarias (Auditor do Tribunal de Contas do Estado, passando depois pelas secretarias estaduais de Administração, Turismo, e por último a Secretaria da Fazenda), e Fernando Bezerra na Secretário de Desenvolvimento Econômico. Com isso, a gente vê nas pessoas aquela convicção de que Pernambuco cresceu, mas que essas mesmas pessoas querem muito mais, e elas têm razão. Pernambuco ainda é um Estado pobre, em que muita coisa ainda precisa acontecer, e eu tenho esse compromisso de fazer com que Pernambuco continue crescendo, mas é preciso que cresça e se desenvolva por igual, que se desenvolva em todas as regiões do Estado. E ouvindo as pessoas, por onde a gente anda, é que a gente tem a oportunidade de levar para o nosso governo as ideias e as propostas que a gente quer para esse novo Pernambuco.


Assis Ramalho: Há pouco, em seu discurso, você fez questão de destacar os avanços do Estado na educação, e se comprometeu, afirmando que todos os alunos da Rede Estadual de Ensino que queiram estudar em uma Escola em tempo integral, vão ter vaga garantida a partir de 2015, verdade?

Paulo Câmara: Olha, Pernambuco hoje, já tem mais alunos matriculados em Escolas de tempo integral do que São Paulo, do que o Rio de Janeiro, do que Minas Gerais, juntos. Mas a gente quer mais, a gente quer que tenha Escolas de referência em todos os municípios, como tem aqui em Petrolândia a Escola Maria Cavalcante Nunes. E a gente tem um compromisso de todos os alunos da Rede Estadual de Ensino que queiram estudar em uma Escola em tempo integral, ele vai ter a sua vaga garantida a partir de 2015. Há pouco você ouviu eu dizer no meu discurso que eu tive a oportunidade de, tanto em Floresta, quanto em Belém de São Francisco, encontrar alunos que ganharam o mundo (intercambistas do Programa Ganhe o Mundo), onde conheceram outros países, outra cultura, e isso vai fazer uma diferença muito grande na vida dessas pessoas. Nós também vamos montar uma rede de Escolas Técnicas espalhadas por todas as regiões, que vão capacitar 50 mil alunos, para que eles possam trabalhar de acordo com a vocação da sua região.

Assis Ramalho: O povo de Petrolândia pode ter a certeza de que o município vai ser contemplado com uma UPAE?

Paulo Câmara: Pode. Eu posso afirmar que já está nas minhas diretrizes de governo, e nós vamos construir aqui em Petrolândia uma UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializada), e nós escolhemos Petrolândia por sua localização estratégica, para possibilitar que toda essa região tenha um bom atendimento em saúde, e com isso a região vai ter mais consultas e a gente vai poder fazer mutirão de cirurgias. A gente vai trabalhar por um Pernambuco cada vez melhor.

Assis Ramalho: O FEM será mantido no seu governo?

Paulo Câmara: Sim, vai ser mantido. Quando nós fizemos, por orientação de Eduardo Campos, o FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), é porque a gente sabia que o prefeito, que está no seu município, é quem sabe as prioridades que têm que ser dadas para os investimentos. Eu garanto que o FEM será mantido em todos os anos do meu governo, e vou dar continuidade as parcerias com os prefeitos, porque se governa fazendo parcerias.

Assis Ramalho: Está confiante de que Eduardo Campos possa ser eleito presidente do Brasil?

Paulo Câmara: Sem dúvidas que eu estou, porque o Brasil quer mudanças, quer gente nova, quer gente que saiba tirar as coisas do papel, e nós temos uma oportunidade única de termos um presidente pernambucano. O Brasil, nos últimos três anos, saiu do trilho. A presidenta Dilma foi eleita para melhorar a vida dos brasileiros, mas não está conseguindo, e a gente tem que fazer com que as coisas voltem a funcionar, que o Brasil volte a crescer igual ao Estado de Pernambuco que tem crescido mais do que o Brasil. E em Pernambuco eu tenho certeza de que as pessoas querem dar continuidade a esse trabalho que Eduardo iniciou, e que a gente vai ter condições totais de avançar ainda mais.

Assis Ramalho: Gostaria de agradecer ao candidato por, mais uma vez atender à reportagem do Blog de Assis Ramalho, e aproveite a oportunidade para deixar uma mensagem ao povo do Sertão de Itaparica.

Paulo Câmara: Eu queria neste momento passar uma mensagem muito importante para todos do Sertão de Itaparica, e dizer que continuem confiando neste novo Pernambuco, porque com certeza Pernambuco ainda vai avançar muito, e nós vamos fazer, junto com Eduardo na Presidência, muito mais pelo nosso povo pernambucano, e muito obrigado.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Empresários de Petrolândia participam de reunião com Paulo Câmara, pré-candidato ao governo do Estado 
>Petrolândia: Agenda 40 da Frente Popular apresenta propostas de Paulo Câmara em evento prestigiado por grande público

Nenhum comentário:

Postar um comentário