domingo, abril 14, 2019

Pernambuco faz alerta após foco de peste suína no Piauí


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) faz alerta aos produtores pernambucanos de suínos devido aos focos de peste suína clássica no Piauí. A fiscalização do trânsito de animais na divisa de Pernambuco e Piauí será intensificada, principalmente em Afrânio e Marcolândia, com restrição a entrada desses animais.

No dia 5 de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou um foco de Peste Suína Clássica no município de Lagoa do Piauí, que fica a 43 km da capital Teresina. A doença foi confirmada em uma propriedade que tinha 13 animais, destes, 07 morreram e os demais apresentavam sintomas da doença.

O foco no Piauí preocupa a Adagro, pois já é o segundo estado no Nordeste a apresentar a doença. O primeiro foi o Ceará que teve 44 focos da doença. Todos os animais com suspeita da doença já foram sacrificados como medida preventiva para que a doença não se espalhe.

“Pernambuco não tem registro da doença, mas fazemos divisa com o Ceará e o Piauí e é preciso ficar atento, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou animais soltos na rua” alertou o Diretor de Defesa e Inspeção Animal, Fernando Góes. A proibição do trânsito com os dois estados será mantida por tempo indeterminado.

A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.

O produtor pernambucano deve ficar atento e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adagro mais próxima. Pernambuco tem mais de 730 mil suínos cadastrados.

Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário