quarta-feira, março 27, 2019

Índios interditam BR-428 em protesto contra a política de municipalização da saúde indígena do Governo Federal




Nesse momento índios de várias tribos e de diferentes regiões em todo o país, realizam atos em protesto contra a política de municipalização da saúde indígena do Governo Federal. Centenas de índios da tribo Truká de Cabrobó e de Orocó, municípios do sertão do São Francisco pernambucano interditaram a BR-428 na altura do Km 12, já na entrada da área urbana da cidade de Cabrobó, sentido Petrolina a Recife.

A pista já se encontra com vários veículos e caminhões estacionados, todos foram pegos de surpresa e alguns até apoiam o movimento dos índios. A manifestação em Cabrobó está sendo liderada pelo Cacique Neguinho Truká e pela vereadora Pretinha Truká. O prefeito do município de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (MDB), esteve no local em apoio aos índios Trukás. A reivindicação da comunidade indígena Truká em Cabrobó, conta com apoio de vários profissionais da área de saúde.

Além do manifesto na BR-428, na cidade de Cabrobó, há informações de outros protestos, de diversas etnias, sendo realizados em São José do Belmonte, Ibimirim, Salgueiro e Pesqueira com as mesmas reivindicações.

Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário