domingo, setembro 02, 2018

Mesmo que seja impedido pela Justiça, Lula seguirá na nossa chapa, diz Humberto no Agreste



Milhares de pessoas acompanharam, nesse sábado (1º), a passagem pelo Agreste Meridional do candidato a vice-presidente de Lula, Fernando Haddad (PT), pelos municípios de Garanhuns e Caetés, terra natal do ex-presidente. O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), acompanhado do governador Paulo Câmara (PSB), recebeu o ex-prefeito de São Paulo para os primeiros eventos realizados depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida na noite da sexta, que impediu a candidatura de Lula. A defesa vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A multidão que veio ouvir Haddad, Humberto assegurou que Lula, ainda que seja definitivamente impedido de se candidatar, "seguirá na chapa presidencial". "Nós estamos aqui para dizer a vocês que nossa chapa é uma só. E Lula está nela, queiram ou não queiram os juízes. Ele será o condutor da formação de uma nova chapa para a Presidência da República, caso não possa estar formalmente nela, da mesma forma como foi o condutor desta aliança que hoje temos aqui em Pernambuco, entre o PT e o PSB", afirmou o senador.


Haddad e a a Frente Popular participaram de reuniões com sindicalistas e de uma caminhada pela avenida Rui Barbosa, no centro de Garanhuns. O evento na principal via do município ganhou tons emocionantes pela quantidade de pessoas participando. Organizadores do ato estimaram em mais de 10 mil a quantidade de participantes. A população se mostrou indignada com a justiça, por conta da impugnação do nome de Lula. Muitos moradores da região conversaram com Haddad, que reforçou o sentimento de unidade do PT nacional e estadual.

Indagado por uma senhora, no meio de uma coletiva, se Lula havia pedido para que votassem nele, Haddad respondeu: “mandou votar em nós, nós somos uma chapa só. Não existe presidente sem vice. Eu tô aqui cerrando fileiras com Lula, como todos vocês. A hora agora é de coragem, não é de ficar acuado, não. Vamos seguir nossa luta, nosso destino, que eu tenho certeza que a população vai entender o recado que está sendo dado e vai saber no dia 7 de outubro reagir a isso”.

Aos milhares de participantes, Humberto reafirmou o compromisso de Fernando Haddad com o povo brasileiro e relembrou o tempo em que ele foi ministro da Educação, criando e participando da criação de inúmeros projetos para beneficiar o Brasil e, principalmente, o Nordeste.

"Haddad foi o melhor ministro da educação da história do país. Não sei se vocês sabem, mas Haddad participou diretamente da criação do ProUni, do Ciência sem Fronteiras, ele foi o criador do FIES, ele foi o renovador do programa que já existia anteriormente. Ele criou o Pronatec e diversos outros programas que revolucionaram a educação. Pernambuco tem muito a agradecer a Fernando Haddad. Ele ampliou a nossa Universidade Federal, ampliou a Universidade Federal Rural, deu vida a Universidade do São Francisco, fez aquilo que nenhum governo tinha feito antes, levar a universidade para o interior de Pernambuco."

Sobre a questão judicial envolvendo o presidente Lula, Humberto afirmou que "foi um dia muito triste para a história da justiça brasileira. Mas se eles não deixarem Lula ser o candidato, pode ter certeza que nós vamos eleger você, Haddad, presidente da República", cravou o Senador.

A vinda de Haddad para Pernambuco também foi marcada pela entrega de uma carta de Lula ao governador Paulo Câmara. A carta foi lida para o povo por meio de Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula escreveu, também, uma carta diretamente a Humberto Costa, em que pede aos pernambucanos união pela sua reeleição.

Assessoria de Imprensa Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário