quinta-feira, abril 19, 2018

Audiência Pública sobre a venda Eletrobrás e Chesf acontece no Recife, no dia 26

Deputado Danilo Cabral, autor do requerimento que solicitou a audiência na capital pernambucana, quer esclarecimentos sobre consequências da privatização (Foto: Chico Ferreira)

Na próxima semana, dia 26, acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco audiência pública sobre a venda da Eletrobrás e suas subsidiárias, incluindo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Danilo Cabral, através de requerimento aprovado ontem (18) na Comissão que analisa o PL 9463/18 – Projeto de Lei que trata sobre a privatização da Estatal.

No requerimento, o deputado recomendou o convite aos representantes da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Pernambuco (SINDURB\PE); Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE); e aos ex-presidentes da Chesf, João Bosco de Almeida e Mozart Bandeira.

Danilo justifica sua solicitação argumentando que a venda da Chesf e, consequentemente do Rio São Francisco para agentes privados poderá causar impactos significativos para o desenvolvimento do Nordeste. O deputado quer esclarecer quais as consequências dessa privatização, especialmente no acesso à água da transposição e os possíveis aumentos na conta de luz. “O Rio São Francisco é a principal fonte hídrica permanente para a nossa Região. Com a transposição, o seu papel deverá se tornar cada vez mais relevante, através do uso múltiplo de suas águas, podendo, inclusive, ultrapassar, em termos econômicos, os benefícios associados à geração de energia elétrica”.

Outros requerimentos de audiência pública apresentados por Danilo também foram aprovados. Na próxima terça-feira (24), haverá audiência em Brasília, com a Chesf sendo a prioridade da discussão. Na quinta (25), a audiência será na própria Comissão, onde foram convidados representantes da CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, referência em estudos na área.

Assessoria de Imprensa deputado federal Danilo Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário