quarta-feira, maio 17, 2017

SDSCJ lança campanha "O Estatuto é Nosso" em Pernambuco

 

O secretário Executivo de Políticas para Criança e Juventude, João Suassuna, lançou, hoje (17.05), pela manhã, na Escola de Referência Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes (RMR), o projeto “O Estatuto é Nosso – Empoderar parta Transformar”, que tem como objetivo divulgar o Estatuto da Juventude, lançado em 2013.

“O Estatuto é de vocês, jovens. Vamos percorrer o Estado de Pernambuco inteiro para divulgá-lo. E essa energia de vocês é mais um incentivo para nós”, disse Suassuna, aplaudido por mais de 150 jovens que lotaram o pátio de eventos do estabelecimento. Ele representou o secretário Roberto Franca, da SDSCJ.

O projeto de divulgação do Estatuto da Juventude é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e a Secretaria Estadual de Educação. Fred Amâncio, titular desta pasta, destacou a importância da ação. “Pensamos em lançar o “Estatuto é Nosso...” em Olinda, em Paulista..., mas pensamos: tem que ser em Jaboatão, onde há 29 escolas estaduais. E a (escola) Vila Rica é especial”, disse Amâncio, que foi ovacionado pelos estudantes.

Fred Amâncio lembrou a importância do Estatuto da Juventude. “O Estatuto é muito importante para vocês, jovens, que são os construtores do futuro”, afirmou o titular da Secretaria de Educação.

Estiveram presentes ao evento, além de João Suassuna e Fred Amâncio, a secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide Dantas; o secretário Executivo de Cultura do município, Jotta Barreto; o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, José Anievson; e a gestora da Escola de Referência Vila Rica, Márcia Oliveira.

11 DIREITOS

No Estatuto da Juventude, estão apontados 11 direitos: direito à cidadania; à participação social e política e à representação juvenil; à profissionalização; à educação; ao trabalho e à renda; à diversidade e à igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e liberdade de expressão; ao desporto e lazer; ao território e à mobilidade; à sustentabilidade e ao meio ambiente; à segurança pública; e ao aceso à justiça.

Mais: o Estatuto ainda garante ao adolescente, por meio do ID Jovem, a meia gratuidade em eventos culturais, artísticos e de lazer, e também a duas vagas gratuitas por ônibus no transporte interestadual.

João Guilherme Araújo, 17 anos, aluno da Escola Vila Rica, quer cursar Engenharia. Estava empolgadíssimo com a chance de conhecer seus direitos. “Considero o Estatuto muito importante para os jovens. São nossos direitos. Temos de conhecê-los”, argumentou ele.

CHICO SCIENCE

Antes do lançamento, os alunos da Vila Rica homenagearam o cantor Chico Science, morto em um acidente automobilístico em 1997. Houve desfiles de moda e apresentações musicais, para delírio dos adolescentes.

VILA RICA

Vila Rica tem atualmente 29.722 habitantes. Destes, 22,8% são jovens.​

Beto Rezende/Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário