terça-feira, março 14, 2017

‘Vou andar pelo país alertando o que está em jogo’, diz Lula

Ex-presidente Lula (foto: Assis Ramalho)

Em tom de campanha e referindo-se ao governo Temer como "essa gente", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou uma plateia de agricultores rurais a lutar pela manutenção de direitos que, segundo ele, uma "parte da elite brasileira" quer acabar. Ele afirmou que também está disposto a rodar o país fazendo o mesmo alerta, para em seguida desconversar sobre uma eventual candidatura em 2018. Lula

— Estou disposto a voltar a ter meus 35 anos de idade, a andar por esse país alertando o povo brasileiro sobre o que está em jogo. Agora resolveram vender nossas terras. Já venderam o espaço aéreo, daqui a pouco vendem o mar e a gente terá que pedir licença para para entrar no Brasil.

— Não se trata de ser candidato em 2018 porque a natureza é implacável, se trata de a gente preparar o nosso povo para lutar — afirmou Lula.

O ex-presidente falou na noite desta segunda-feira na abertura do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Ele atacou as reformas da Previdência, trabalhista, os cortes em benefícios sociais e chamou atenção para o apoio do Congresso ao governo Temer.

— Nem o Sarney tinha força no Congresso para fazer maldade como faz esse governo agora — afirmou.

Pontuando o discurso numa comparação constante entre o próprio governo e o de Temer, disse que as conquistas obtidas pelos mais pobres incomodam os que agora estão no poder. E voltou a citar uma metáfora conhecida, afirmando que "quem aprendeu a comer carne de primeira não quer voltar a comer de segunda":

— Para essa gente, incluir o povo pobre na economia, seja através da aposentadoria, geração de emprego, Bolsa Família, não era gasto, era investimento. Para eles, é gasto. O povo mais humilde desse país tem direito de ter as coisas.

CRÍTICAS E IRONIAS A TEMER

Apesar de pronunciar pouquíssimas vezes o nome de Temer, Lula não poupou críticas e ironias ao rival. Disse que o atual presidente quase não consegue se eleger para deputado e que não tem coragem de sair do país com medo de passar por constrangimento. Falou ainda que o brasileiro, hoje, tem vergonha quando viaja para fora do país porque é mal visto pelo estrangeiros:

— É o país de um golpista, da corrupção, os pobres estão desgraçados para o resto da vida.

Lula evocou em grande parte do discurso a própria origem humilde para se diferenciar do atual governo. Afirmou que só alguém com ele poderia iniciar a transposição do São Francisco, cujos trechos começaram a ser inaugurados por Temer.

— Só eu comecei a fazer aquilo porque de todos que passaram pela presidência da República, só eu carreguei um pote na cabeça. Só eu, com sete anos de idade, sei o que é pegar água e separar caramujo — afirmou.

Lula fez o discurso às vésperas de um depoimento marcado na Justiça Federal de Brasília para esta terça-feira. O ex-presidente é réu em ação penal que apura se ele tentou atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato.

Além de Lula, mais seis pessoas, incluindo o ex-senador Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves, são acusados de ter tentado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que estava negociando uma delação com o Ministério Público Federal (MPF).

Delcídio chegou a ser preso por esse fato. Depois, Cerveró e o próprio Delcídio fizeram delações para colaborar com as investigações. Também são réus o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula; o filho dele, Maurício Bulai; Diogo Ferreira, ex-assessor de Delcídio; e Edson Ribeiro, ex-advogado de Cerveró.

Parlamentares do PT estiveram no evento em Brasília nesta segunda-feira, entre eles a senadora Fátima Bezerra (RN), a sendora Regina Sousa (PI), o senador Lindbergh Farias (RJ), o deputado José Guimarães (CE), o deputado Carlos Zarattini (SP) e a deputada Erika Kokay (DF). O presidente do partido, Rui Falcão, e outros dirigentes da sigla também participaram do evento.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário