terça-feira, março 14, 2017

Deputados pernambucanos conhecem Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste

Fotos: Rinaldo Marques/Alepe

Uma comitiva de 14 deputados estaduais, capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT), esteve, na manhã desta terça (14), no Comando Militar do Nordeste para conhecer o papel do Exército no combate à seca no Sertão. Durante o encontro, o comandante militar do Nordeste, general Arthur Moura, detalhou que a Operação Carro-Pipa conta com quase 6,9 mil veículos contratados, atendendo 3,5 milhões de pessoas, que recebem, cada uma, 20 litros de água por dia.

De acordo com o militar, a operação dos Ministérios da Defesa e da Integração Nacional abrange 857 municípios do Semiárido, com 73 mil pontos de abastecimento. Por mês, são distribuídos 2,2 bilhões de litros de água. Em Pernambuco, são 118 cidades, com 1.211 pipeiros, alcançando uma população de 627.831 pessoas. “Estamos buscando amenizar as necessidades da população que sofre com a estiagem prolongada e necessita do apoio efetivo do Estado. O Exército não poderia se furtar a essa missão”, disse Moura.



Ao tratar na palestra das ações do Exército para fiscalização do trabalho dos pipeiros, Moura pediu o apoio da população para denunciar casos de fraudes e desvios. “Precisamos dessa cooperação, pois é impossível termos um militar em cada ponto de abastecimento, verificando a aplicação dos recursos que pertencem a todos nós”, salientou.

O general destacou, ainda, a participação do Exército na interligação da bacia do Rio São Francisco – especialmente, na construção de canais e barragens nos eixos Leste e Norte da transposição – com estradas de acesso às estações de bombeamento. Outro ponto tratado foi a construção, no ano passado, de cerca de 500 poços artesianos em sete Estados. Aspectos históricos e projetos estratégicos relacionados à instituição militar, como a participação em eleições e missões internacionais, também entraram na pauta.

Para o deputado Guilherme Uchoa, a palestra demonstrou o excelente serviço que o Exército está prestando à sociedade. “Chegamos entusiasmados para ouvir a explanação e saímos com a certeza de que o Exército cuida muito bem das pessoas e dos recursos públicos. Ele vem atuando nas áreas mais necessitadas do Nordeste, enfrentando a seca, o problema mais crucial da região”, observou.

Estiveram presentes ao encontro os deputados Paulinho Tomé (PT), Jadeval de Lima (PDT), Henrique Queiroz (PR), Pastor Cleiton Collins (PP), Zé Maurício (PP), Socorro Pimentel (PSL), Eriberto Medeiros (PTC), José Humberto Cavalcanti (PTB), Bispo Ossesio Silva (PRB), João Eudes (PDT), Ricardo Costa (PMDB), Eduíno Brito (PP) e Rodrigo Novaes (PSD).

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário