quinta-feira, outubro 20, 2016

Projeto Ideia qualifica novos profissionais pernambucanos para o mercado de trabalho


O Ideia - Projeto de Incentivo ao Empreendedorismo Individual e Autônomo, da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), formou mais quatro turmas dos cursos de Lancheteria; Instalador e Manutenção de Sistema Fotovoltaico e de Manutenção de Refrigeradores, Freezers e Bebedouros. Os certificados de conclusão foram entregues na última sexta, 14, na Agência do Trabalho da Boa Vista, a 60 alunos, do Recife, e a outros 20, de Jaboatão dos Guararapes.

No auditório da Agência da Boa Vista, os novos profissionais também assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo com o gerente de Apoio a Micro e Pequena Empresa de Pernambuco, Rainier Guedes, que deu dicas para fomentar a educação empreendedora, inovar em produtos, serviços e ingressar no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é mostrar a oportunidade que o empreendedorismo traz e ao mesmo tempo como eles devem colocar em prática tudo que aprenderam neste projeto”, explicou Guedes.

“Sou beneficiário do Projeto Ideia desde sua implantação e estou muito satisfeito em participar de mais uma edição. É preciso estar sempre investindo em qualificação e vi no empreendedorismo uma ferramenta de combate à crise econômica”, disse o técnico em refrigeração e microempreendedor Paulo Souza, de 44 anos. Já na última terça-feira, 11 de outubro, aproximadamente 20 alunas do curso de Diaristas ministrado pelo Senac, também receberam a certificação do Projeto Ideia que nesta última semana qualificou 100 novos profissionais para mercado de trabalho.

“O empreendedorismo é uma fonte de renda e uma excelente oportunidade para remodelar o perfil do trabalhador que necessita deste apoio técnico e gerencial. O fator principal que é a vontade própria de empreender e fazer diferente, muitos desses trabalhadores já tem. Vê-los formados é um momento de muita felicidade”, declarou a secretária Executiva da Micro e Pequena Empresa e de Fomento ao Empreendedorismo de Pernambuco, Carolina Soares.

Todos os cursos do Projeto Ideia são divididos em três módulos. O primeiro é o técnico, ministrado pelo Senac ou Senai; o segundo módulo é o gerencial, do Sebrae, que oferece as Oficinas SEI e ensinam os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o Microempreendedor Individual (Mei), e o terceiro é composto por palestras apresentadas por parceiros como a Secretaria Estadual da Mulher, Celpe, INSS, Gerência de Apoio a Micro e Pequena Empresa e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe) que dá orientação para a educação financeira e o controle dos gastos e mostra as linhas de financiamento disponíveis para este segmento.

“Nossa intenção é que estes novos profissionais possam fomentar a economia adquirindo fardamentos, materiais ou máquinas que serão utilizadas na atividade. A linha de crédito pode chegar a até 15 mil, dividida em 12 parcelas fixas, conforme a necessidade do cliente”, explicou Bruna Gomes, assistente de negócios da Agefepe. Ela reforça que para solicitar o financiamento o interessado não precisa ter renda comprovada e sim de um avalista com comprovação de renda. Ambos não poderão ter restrições no CPF nos órgãos e entidades de proteção ao crédito. A sede da Agefepe fica na Rua Dom João Costa, 20, Torreão. Informações no número (81) 3183-7450.

Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário