quinta-feira, julho 14, 2016

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Rodrigo Maia venceu Rogério Rosso (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito com 285 votos presidente da Câmara dos Deputados para o mandato “tampão” até fevereiro do ano que vem. O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) recebeu 170 votos. Maia assume na noite de hoje a presidência da casa após a renúncia do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff, o deputado fluminense passa a ser o segundo na linha sucessória do país. Em seu quinto mandato, Maia é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, já presidiu o Democratas e foi duas vezes líder do partido.

Em seu discurso, durante a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (RJ) abriu o discurso dizendo que, para que a Câmara retome a sua independência, é “preciso acabar com o império dos líderes”. “Vamos trabalhar para acabar com o império dos lideres”, disse. “Os lideres são fundamentais, mas não são os únicos que têm direito à palavra. Cada um de nós tem direio a usar esse microfone. Vamos devolver ao plenário a sua soberania”.

Ao abrir o seu discurso Maia relembrou sua trajetória no parlamento e disse que não imaginava que iria concorrer à presidência. O deputado disse ainda que o país só vai superar a crise política quando a Câmara conseguir superar a crise pela qual vem passando. “A solução [para a crise] não passa por nenhum outro Poder, passa pela Câmara”, disse.

O deputado também citou episódios de corrupção envolvendo parlamentares. “Convoco a todos, independente do resultado, para que, a partir de amanhã, possamos virar essa página que envergonha cada um de nós, onde a prioridade hoje não é o plenário, mas o interesse pessoal de um, dois, três deputados”, criticou.

Maia também voltou a afirmar que vai valorizar o papel das minorias no processo parlamentar. “Quem quer calar a oposição não quer democracia, queremos uma oposição forte ao nosso governo, porque uma oposição forte vai ajudar a enxergar os nossos erros”, disse.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário