quinta-feira, julho 14, 2016

Defensoria Pública de Pernambuco inaugura Núcleo Regional do Moxotó



O Defensor Público-Geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, em parceria com o Banco do Brasil, inaugurou, na tarde de ontem (13/07), o Núcleo Regional do Moxotó, na cidade Sertânia, o qual abrangerá as comarcas de Custódia, Betânia e Tuparetama. O imóvel faz parte do patrimônio da DPPE desde 2006, adquirido na gestão de Joaquim Bené. O evento, abrilhantado pela Banda Macial da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos e pelo Centro de Referência em Assistência Social, reuniu Defensores Públicos, magistrados, Promotores de Justiça, servidores dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça, advogados e representantes da sociedade civil organizada.

Além do atendimento à população, a Unidade conta com o Núcleo Especializado de Penas Alternativas e o Núcleo Psicossocial, serviços esses prestados por equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais e psicopedagogas. Para o DPG, Manoel Jerônimo, a entrega da reforma da unidade representa uma vitória para todos que fazem a Defensoria Pública. “Vale destacar que a reforma desse Núcleo contou com 80% de recursos doados pelo Banco do Brasil, um importante parceiro de nossa Instituição”, enfatizou, agradecendo a presença de todos.

A inauguração reforça o compromisso da atual gestão de organizar a DPPE estruturalmente, dotando-a de espaços apropriados e dignos para o atendimento ao vulnerável economicamente e socialmente. Com esse Núcleo, aumenta para 38 o número de novas unidades inauguradas e reformadas, em apenas 26 meses de gestão.

O Coordenador do Núcleo Regional do Moxotó, Antônio Queiroz, disse, bastante emocionado, que a transformação do Núcleo de Sertânia para o Regional do Moxotó, teve como um dos grandes fatores a infraestrutura, associada à proximidade das cidades naquela região sertaneja. “Bem como os significativos números que comprovam a excelência do trabalho desenvolvido pelos Defensores Públicos. No Tribunal do Júri, por exemplo, 95% dos julgamentos têm nossa atuação e, 89% das demandas na área de família, também são da DPPE”, frisou, contando que mais de que as ações propostas, a Instituição desenvolve trabalho social em parceria com 17 instituições da Região. “Agradecemos o empenho da atual gestão pela concretização de um sonho de décadas”, finalizou.

Segundo o Defensor Público e Assessor Especial do DPG, Luciano Bezerra, a cada unidade entregue renova-se a esperança dos usuários que terão atendimento mais digno e tão sonhado pelos Defensores Públicos, “que labutam dia a dia com zelo, dedicação, assistindo aos que mais necessitam do acesso à Justiça”, enfatizou.

O Promotor de Justiça, Júlio Cézar Cavalcanti Elihimas, relembrou da sua experiência junto à Defensoria Pública, quando estagiário, e ressaltou que tem acompanhado o crescimento da Defensoria Pública nos últimos anos. “Posso dizer, sem sombra de dúvida, o quanto se expandiu, principalmente, na gestão do DPG Manoel Jerônimo, que mostra garra e determinação na luta por uma Defensoria Pública forte e atuante”.

Presenças – Além das presenças já citadas na reportagem acima, prestigiaram o evento os excelentíssimos Defensores Públicos Carlos Patriota, George Freitas, Dalva de Sá Menezes (Conselheira), Isbela Cristina de Carvalho Barreto Apolinário; o juiz da Comarca de Arcoverde, Drauternane Pantaleão; o Presidente da OAB/Seccional Arcoverde, Wdson Pyerre Soares Silva; o Agente de Desenvolvimento do Banco do Brasil, Djair Otaviano de Almeida; o gerente do negócios do BNB, Francisco Pereira Torres, os vereadores Antônio Henrique e Edmundo Alves; o presidente do Rotary Club de Sertânia, Lívio Chaves Dodô e o padre Faustino Borges, pároco de Sertânia.

Redação: Fátima Freire/Ascom-DPPE
Fotos: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário