quinta-feira, março 03, 2016

Reunião com comunidades de Pernambuco encerra caravana da CNBB

MI e religiosos estreitam diálogo com representantes de órgãos públicos, agricultores e moradores em Salgueiro (Foto: Ascom MI)

Uma missa em Salgueiro (PE) e uma reunião com agricultores e representantes de órgãos públicos e de comunidades tradicionais, nesta quinta-feira (3/3), marcou o encerramento da caravana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelas estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco e barragens que receberão as águas do empreendimento.

Uma delegação do Ministério da Integração Nacional (MI) acompanhou os religiosos durante os quatro dias de visitas, nos estados de Ceará, Paraíba Pernambuco e Rio Grande do Norte, por onde passam as obras. “Conseguimos aprimorar o esforço grande que o governo federal faz para conduzir esse empreendimento”, disse o assessor especial do Ministro da Integração Nacional, Irani Ramos.

O percurso pela região aproximou ainda mais o MI de políticos, religiosos, militantes, professores, técnicos, políticos, ambientalistas e integrantes de assentamentos e comunidades quilombolas dos quatro estados.

A impressão da CNNB sobre o Projeto São Francisco foi positiva. Para o bispo de Salgueiro, Dom Magnos, o empreendimento alimenta a esperança dos nordestinos de garantia da segurança hídrica. “Nossa caravana sai feliz pelo que viu. E mantém no coração uma esperança de dias melhores, de que todos os projetos possam ser concretizados. E que esse povo de Deus possa receber as bênçãos da abundância da água”, afirmou.

A caravana da CNBB é formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja, pertencentes à regional Nordeste 2 da instituição. O objetivo é marcar um novo momento de diálogo entre Igreja Católica, instâncias do Estado brasileiro e comunidades do Nordeste.

Dia 1

No primeiro dia de expedição, segunda-feira (29/2) os religiosos conheceram as barragens Armando Ribeiro Gonçalves e Oiticica, no Rio Grande do Norte, que receberão águas do Projeto São Francisco, e se reuniram com representantes de órgãos públicos, comunidades e agricultores do estado.

Dia 2

Na terça-feira (1°/3) a comitiva visitou a barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB) e a Vila Produtiva Rural Cacaré, em São José de Piranhas (PB). Depois o grupo seguiu para o Ceará: Reservatório Jati, no município de Jati, onde foi realizada apresentação sobre as obras do Eixo Norte do Projeto São Francisco, e Vila Produtiva Rural Retiro, na cidade de Penaforte. O secretário de Infraestrutura Hídrica do MI, Osvaldo Garcia, garantiu que as águas do Projeto São Francisco chegarão a Engenheiro Ávidos até dezembro de 2016 ou no primeiro de semestre de 2017.

Dia 3

Já na quarta-feira (3/2), os religiosos conheceram a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE). Antes, pela manhã, em Salgueiro, o secretário de Infraestrutura Hídrica do MI, Osvaldo Garcia, fez uma apresentação sobre o projeto, quando alertou os presentes para a importância da utilização consciente da água e da responsabilidade sobre o empreendimento.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário