sexta-feira, fevereiro 26, 2016

CPRH Itinerante reforçará ações ambientais nos municípios do interior a partir de março


A partir do mês de março, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) realizará, sob a coordenação da Ouvidoria Ambiental, a campanha CPRH Itinerante, que tem como objetivos esclarecer à população o papel da estatal, informar sobre os caminhos para ser fazer denúncia de agressões ambientais e ainda registrar as denúncias que forem feitas no local do evento, que serão apuradas. A campanha, que será realizada em municípios do interior do Estado, envolverá profissionais de vários setores do órgão.

"Estaremos nos municípios para prestar esclarecimentos à população sobre o papel da CPRH, realizar fiscalização, sobretudo atendendo às denúncias registradas na instituição, bem como receber as que forem apresentadas naquele momento. Promoveremos também ações de educação ambiental, pois sabemos da importância que é a consciência ambiental para diminuir essas agressões e crimes praticados contra o ambiente natural", anunciou o Ouvidor da CPRH, Jost Paulo, mentor do projeto.

O Ouvidor apresentou, no auditório da Agência, na manhã da última terça-feira (23), informações sobre a Ouvidoria Ambiental, inclusive com dados numéricos sobre a natureza das manifestações registradas. De acordo com Jost Paulo, embora sejam registradas solicitações, sugestões, elogios e pedido de informações sobre assuntos diversos da CPRH, 80% dos registros são de denúncias. "Recebemos uma média de 30 denúncias por dia. A maior parte dessas denúncias é da área de fauna: maus tratos de animais silvestres, venda ilegal e aprisionamento. Essas denúncias aumentam, não só sobre crimes contra a fauna, mas outras ilegalidades, quando a CPRH realiza os eventos como Semana da Água, por exemplo", comenta.

A equipe da Ouvidoria Ambiental tem trabalhado para evitar que denúncias sejam registradas com informações que dificultem ou torne impraticável a ação da Agência. São os casos com endereços sem um roteiro definido ou sem pontos de referências e até mesmo sem especificar o local onde está ocorrendo o dano ambiental. "Poluição no rio, por exemplo. Precisamos saber a localidade onde está sendo percebido, por exemplo, uma mortandade de peixes. Quanto mais precisa for a informação que o denunciante nos passar, mais rápido chegaremos ao local", alertou Jost Paulo. A campanha CPRH Itinerante orientará como a população pode colaborar com a fiscalização ambiental, denunciando, de forma correta, as agressões ao meio ambiente. "O denunciante é um colaborador da nossa gestão ambiental!", complementou.

Para a gerente da Unidade de Gestão Ambiental e do Uso do Solo, Fabíola Valença, são essenciais informações precisas quanto aos locais onde a ação contra o meio ambiente está acontecendo. "Muitas vezes, os dados que são passados não nos oferecem condições favoráveis à ação fiscalizadora. São locais que não conseguimos identificar", relatou.

Para denunciar crimes ambientais à CPRH, o denunciante tem cinco opções: presencialmente, na sede da Agência (Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife); através do e-mail ouvidoriaambiental@cprh.pe.gov.br; por meio do telefone 3182 8923; enviando a denúncia pelos correios; e através do portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br). As denúncias são protocoladas na Ouvidoria Ambiental e encaminhadas ao setor competente para serem fiscalizadas. O denunciante, se preferir, pode optar em ter o nome no anonimato.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH
Foto: CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário