terça-feira, junho 23, 2015

Movimento estudantil apoia ampliação do Passe Livre


A proposta do deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) de ampliar o Passe Livre para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES) ganha o apoio de entidades do movimento estudantil de Pernambuco.

Nese domingo (21), durante o encerramento do Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), em Garanhuns, representantes da entidade estadual, da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) manifestaram apoio à proposta, que visa ampliar para mais estudantes pernambucanos o benefício do Passe Livre.

Um projeto de lei ordinária (278/2015), apresentado pelo Governo do Estado e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, concede o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. A proposta de Costa Filho – que votou favoravelmente ao projeto do Governo – é incluir no projeto cotistas da UFPE, UFRPE, PROUNI e FIES. “Não podemos tratar iguais como diferentes”, afirma o parlamentar, que na última semana apresentou uma Carta Aberta ao Governador Paulo Câmara defendendo sua proposta (Ver no final da matéria).

Durante o encontro das entidades estudantis, a presidente da UNE, Carina Vitral, disse que o Passe Livre é um direito fundamental, e que precisa ser estendido aos demais estudantes. “A ampliação do Passe Livre tem o apoio da UNE, tem o meu apoio”, afirmou. A presidente da UEP, Flor Ribeiro, apontou que a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e que por isto mesmo precisa beneficiar mais pessoas. “Assim vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou.

O presidente da UMES, Jairo Marques e o secretário-geral da entidade, Alysson Matheus, reforçaram o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes de Pernambuco”, defendeu Alysson.

Ao final do encontro, os estudantes aprovaram uma moção de apoio ao projeto do deputado Silvio Costa Filho e sugeriram que estudantes do PRONATEC também possam se beneficiar com o Passe Livre.

Assista ao vídeo com as declarações das lideranças estudantis - https://youtu.be/WYiOXPWmou4

Carta aberta ao Governador Paulo Câmara

Excelentíssimo Sr. Governador de Pernambuco, Paulo Câmara

O Governo do Estado apresentou um projeto de lei ordinária de número 278/2015, que institui o Passe Livre para os estudantes cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com o nosso voto favorável.

Quero contudo sugerir ao Excelentíssimo Sr. Governador que inclua no projeto estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Com a proposta, queremos ampliar o benefício para todos os estudantes cotistas nestas instituições, além das entidades já previstas no Projeto de Lei Original. A aplicação de tal medida evitará que iguais sejam tratados de forma diferente, dando ao conjunto destes estudantes um tratamento mais democrático e igualitário.

Ciente de sua atenção e profunda reflexão sobre a proposta, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB)

Assessoria de Imprensa Deputado Silvio Costa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário