segunda-feira, junho 15, 2015

Agricultores de perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas aderem à Campanha Campo Limpo

Foto: Zilton Cezar/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) levou semana passada a Campanha Campo Limpo aos perímetros irrigados Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, ambos em Alagoas. A companha realiza coletas semestrais de embalagens vazias de defensivos agrícolas e orienta os agricultores a utilizar os defensivos com segurança.

As atividades contaram com a participação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (Ima/AL) e da Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal).

O agricultor Emerson Costa, do perímetro Itiúba, levou seis embalagens vazias ao local de coleta da campanha. O material passou pelo processo de tríplice lavagem para limpeza de sobras do produto. “Terminei de aplicar hoje pela manhã e trouxe as embalagens. Com essa atitude, estamos cuidando de nossa própria vida e evitando prejudicar ao meio ambiente”, avalia o agricultor.

Na avaliação do chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, a campanha cumpriu seus objetivos ao mobilizar agricultores e parceiros para promover o uso correto dos defensivos com o dia de campo. “Tivemos uma boa adesão dos agricultores e de parceiros. Na primeira semana de dezembro deveremos realizar a segunda etapa anual do recolhimento de embalagens”, diz.

A coleta foi realizada em um ponto itinerante, que ficou um dia em cada um dos perímetros irrigados. No local, cada agricultor que devolvia as embalagens vazias recebia um recibo que atestava a entrega do material.

Elianderson França, representante da Adraal, relata que a parceria entre a Codevasf e a associação no trabalho de orientação de agricultores sobre o uso correto de defensivos agrícolas existe desde 2008. O representante da Adraal afirma que hoje há maior consciência dos agricultores a respeito do manejo dos defensivos e da importância da devolução das embalagens. “Houve um avanço muito grande desde que começamos a atuar com o trabalho de fiscalização. O que vemos é um cenário muito bom, na comparação com o de dez anos atrás”, afirma.

O chefe da Divisão de Agrotóxicos da Adeal, Paulo Fernando Melo, destaca os resultados da parceria entre as instituições envolvidas na iniciativa para a saúde dos agricultores e para o meio ambiente. “É uma ação importante, porque retira do meio ambiente resíduos de agrotóxicos que são altamente prejudiciais e nocivos à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente como um todo”, avalia.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário