quinta-feira, abril 09, 2015

Governo de Pernambuco renova parceria com Unicef

Governador Paulo Câmara, representante do Unicef Brasil, Gary Stahl, e secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento (Fotos: Aluisio Moreira/SE)

Atuar na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e mulheres, combatendo desigualdades sociais, demográficas e étnicas. Com esse objetivo o governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (8), termo de cooperação técnica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A solenidade contou com a presença do representante da instituição no Brasil, Gary Stahl, da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e do secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento.

Com cinco frentes de atuação (Sobreviver e se Desenvolver; Aprender; Proteger-se do HIV/Aids; Crescer sem Violência; e Ser Prioridade nas Políticas Públicas), a parceria será desenvolvida nos grandes centros urbanos e no Semiárido. Entre os objetivos: eliminar as mortes evitáveis de menores de 1 ano de idade; reduzir o número de cesáreas desnecessárias com campanhas de sensibilização; garantir que crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, tenham acesso a escolas públicas inclusivas e de qualidade; assim como reduzir as altas taxas de homicídios.

Cabe ao Governo do Estado, entre outras responsabilidades estabelecidas no termo, planejar as ações e executar as atividades, além de mobilizar as instituições competentes e garantir as equipes técnicas necessárias para a execução das ações. Como contrapartida, o Unicef contribuirá com capacitação de recursos humanos; comunicação e mobilização social; promoção de estudos, análises, pesquisas e sua divulgação; acompanhamento e avaliação de programas e projetos; além do apoio ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de qualificação dos serviços públicos de atendimento à infância, à adolescência e à mulher, de baixo custo e grande alcance social.

Ao destacar os resultados obtidos com o Programa Mãe Coruja, que tem alcançado resultados significativos na redução da mortalidade materno-infantil, o governador Paulo Câmara destacou o compromisso e empenho do Governo do Estado na consolidação de políticas que contribuam para a redução das desigualdades. “É preciso transformar nossas políticas sociais em políticas que tenham cada vez mais finalidade pública, chegando a mais gente, ampliando a qualidade de vidas das pessoas”, defendeu.

O chefe do Executivo estadual afirmou que é preciso dar continuidade às políticas públicas, mesmo diante de um cenário econômico desfavorável. Para alcançar o objetivo, Paulo Câmara afirmou que são necessários “trabalho” e “foco”. “As políticas sociais não podem ter nenhum tipo de prejuízo diante de qualquer tipo de cenário desafiador ou adverso. Por que eu digo isso? Porque é um trabalho muito longo, de construção. Trabalho que leva muito tempo para avançar, e a gente não pode retroagir”, cravou.

Representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl destacou que a renovação da cooperação é “outro passo” para uma parceria de longa data. Ao salientar que o Nordeste é a região que apresentar a maior densidade de pobreza do País, Stahl afirmou que Pernambuco é uma “luz”, pelos avanços que tem conquistado na última década. Também representaram a Unicef na solenidade, o diretor de comunicação, Pedro Ivo Alcântara; a coordenadora para os Estados da Pernambuco, Paraíba e Bahia, Jane Santos; e o coordenador da plataforma do Semiárido, Roberto Gass.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário