sexta-feira, dezembro 20, 2019

Consulte seu Auxílio doença Online!


Conforme a legislação trabalhista, o trabalhador que permanecer por até 15 dias incapacitado de comparecer ao serviço por motivo de doença terá o valor dos dias que não laborou pagos pelo seu empregador.

Passado esse período de 15 dias, se o cidadão for segurado da previdência social ele receberá um benefício chamado de auxílio doença.

O auxílio doença é um valor pago a título de ajuda para quem não pode trabalhar e precisa ter alguma renda para prover o seu sustento.

Pago de forma proporcional ao período da doença ou incapacidade, esse benefício não possui um valor exato, já que ele varia conforme a quantidade de tempo que o trabalhador contribuiu.

Para saber mais sobre o auxílio doença, continue com a gente.

PERÍODO DE CARÊNCIA

A maioria dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social apresentam como requisito que o contribuinte cumpra um período de carência para poder ter acesso ao seu benefício.

Para o auxílio doença o período de carência corresponde a no mínimo 12 meses de contribuição.

Apenas após esse tempo é que será possível solicitar o pagamento do auxílio.

Para aqueles contribuintes que requereram o benefício do auxílio doença é fácil visualizar a sua consulta que pode ser feita de forma online e no conforto da sua casa, bastando apenas acessar o site do INSS (www.inss.gov.br).

Ao entrar na página, procure a opção “consulta de situação de benefício”, em seguida clique em “acompanhar pedido”.

Depois preencha todos os dados pedidos pela página e em instantes você terá acesso a situação do seu benefício.

PERÍCIA MÉDICA

No caso do auxílio doença, uma das primeiras atividades a ser realizada pelo trabalhador é realizar sua perícia médica, já que é ela que pode conceder ou não o seu benefício.

Em primeiro lugar é necessário fazer o agendamento da perícia que pode ser feito pelo portal meu INSS (meu.inss.gov.br).

Assim que você entra na página, aparece do lado esquerdo diversos serviços. Procure por “agende sua perícia” e ao final memorize o dia e hora que ficaram marcados.

Depois de realizar a perícia, é possível saber o seu resultado também de forma online na mesma página da consulta de situação de benefício.

O que irá mudar é a opção escolhida será “resultado de perícia”.

Se o resultado for positivo, já entre em contato com um dos postos de atendimento da previdência para continuar o processo do benefício.

Em caso de dúvidas, mande sua pergunta pelos comentários abaixo que nossa equipe entrará em contato.

Fonte: https://gazetadoadvogado.adv.br/entenda-sobre-o-auxilio-doenca-do-inss/

Nenhum comentário:

Postar um comentário