sexta-feira, dezembro 20, 2019

Secretário Dilson Peixoto apresenta resultado da análise dos pescados ao trade turístico de Pernambuco

Foto: Edilson Júnior/SDA

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, apresentou aos integrantes do trade turístico do Estado, na manhã de quinta-feira (19), os resultados das análises da segurança alimentar dos pescados do Estado, realizadas pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Os dados foram apresentados durante a última reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur), a convite do secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, atendendo sugestão do presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), André Araújo.

De acordo com as análises já realizadas, apesar do derramamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste, os peixes e frutos do mar do litoral do Estado estão seguros para o consumo humano. Das 94 amostras já analisadas (contemplando 16 espécies de peixes, duas de camarão, além de siri, aratu, ostra, marisco e sururu), apenas duas amostras de peixes (xaréu e sapuruna) apresentaram índices de HPAs ligeiramente superiores ao limite de segurança estabelecido pela Anvisa e, por precaução, tiveram a recomendação de suspensão provisória do consumo.

“Segundo os professores que integram o grupo de trabalho de análise dos pescados, mesmo essas duas espécies (que tiveram a recomendação de suspensão) só representam risco para a saúde humana se houver o consumo continuado por vários anos”, explicou Dilson Peixoto. As amostras foram coletadas em diversas localidades pesqueiras (Cabo de Santo Agostinho, Canal de Santa Cruz, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Pina e Ilha de Deus).

O secretário acrescenta que, segundo os pesquisadores envolvidos na análise, essa concentração de HPAs nessas duas espécies tenha ocorrido de forma pontual, uma vez que os peixes foram capturados em curral e covo (espécie de armadilha), ficando com a mobilidade comprometida. “Já voltamos aos mesmos locais onde essas espécies foram coletadas e recolhemos novas amostras e enviamos ao Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais da PUC para realização de contraprova”, detalha.

O Conselho Estadual de Turismo é composto por integrantes da Secretaria de Turismo, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Fundarpe, Distrito de Fernando de Noronha, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife; Secretaria de Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo de Olinda, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco, Infraero, Sebrae, além de representantes do trade turístico do Estado, como Recife Convention and Visit Bureau, ABIH, AHPH, ATG, ABAV, Abrasel, entre outras instituições.

SDA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário