terça-feira, agosto 13, 2019

“Sdec nos Municípios” quer estreitar diálogo pelo desenvolvimento de Pernambuco


Simpósio foi lançado em Serra Talhada, vai percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco e reunir gestores das cidades para debater em conjunto formas de alavancar o crescimento econômico (Fotos: Rhudá Jardim/Divulgação)

Governo estadual e municípios vão poder pensar, em conjunto, soluções para os desafios e discutir possibilidades para o crescimento sustentável da economia de Pernambuco. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realizou, na tarde desta terça-feira (13), a primeira edição do simpósio “Sdec nos Municípios”, iniciado pelas cidades do Sertão do Estado.

Trata-se de uma reunião técnica para estreitar a comunicação com os gestores das cidades, para que atuem em unidade de forma a alavancar resultados positivos em suas regiões. A primeira fase aconteceu em Serra Talhada, com foco nas pautas de 31 cidades do Sertão de Itaparica, do Pajeú e do Moxotó. A abertura foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, que apresentou a estrutura da secretaria, os canais de comunicação e o espaço para alinhar o trabalho em conjunto com as cidades.

“A gente vem buscando dados detalhados dos setores, estudando os arranjos produtivos para iniciar os trabalhos que alavanquem esses segmentos. Agora, esse simpósio é mais um canal de diálogo, para ouvirmos conceitos de vocês, reunir as ideias das cidades que vocês representam e estruturar esse diálogo para que ele resulte em bons projetos", destacou aos gestores presentes. "É importante ressaltar que as demandas das cidades não se limitam ao encontro. Será um trabalho constante, com a nossa equipe à disposição para ajudar no processo e promover esse avanço, ainda que os tempos não sinalizem positivamente para a economia brasileira”, complementou. Participaram representantes de diversas cidades da região, entre elas Triunfo, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Arcoverde.

A conferência foi realizada em parceria com o Sebrae e contou com a presença da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A meta é promover os encontros a cada seis meses, contemplando as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. “A atividade em conjunto, além de melhorar o entendimento de necessidades e potencialidades de cada região, pode resultar em projetos mais bem estruturados. Esse trabalho vai validar ainda mais os nossos pleitos e nos colocar com mais chances de aproveitar oportunidades de obtenção de recursos federais, como ocorre com os convênios”, reforçou o secretário.

Para o diretor de Inovação e Fomento da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jaime Alheiros, a iniciativa é mais uma ação institucional de fortalecimento na interiorização do desenvolvimento. “A Ad Diper tem um papel fundamental na consolidação das cadeias produtivas locais. Como, por exemplo, a cadeia de laticínios, da piscicultura, da cafeicultura. A gente está estimulando esses arranjos e em breve lançaremos um projeto para fomentar a estruturação das cadeias produtivas no interior do Estado, através de chamamentos públicos”, adianta.

O encontro também foi utilizado para destacar assuntos que vêm sendo discutidos em Brasília, principalmente medidas político-econômicas que terão reflexo nos estados e nas cidades. A secretária-executiva de Políticas de Desenvolvimento de Pernambuco, Maíra Fischer, apresentou o andamento da tramitação da MP da Liberdade Econômica e como os municípios devem se preparar. “Todos vão precisar se adaptar a essas novas normas. A MP está em tramitação e, quando for editada e publicada, será preciso se ajustar. Alguns conceitos giram em torno da desburocratização de pequenos setores, que não vão precisar de licenças para poder operar e, consequentemente, gerar emprego. Podemos ajudar os municípios no sentido de ajustar às necessidades para se adequar a essa nova condição”, pontua.

A MP da Liberdade Econômica foi apresentada pelo governo federal no primeiro semestre e vem passando por alterações no trâmite do Congresso. Ela é tratada como uma forma de desburocratizar o ambiente empresarial, por prever a redução na atividade de regulação do estado e por estimular o empreendedorismo e a concorrência. O texto também interfere na mudança de trabalho de algumas atividades.

O projeto “Sdec nos Municípios” é mais um passo dentro da “Missão Desenvolvimento”, projeto que se propõe a visitar diversas regiões do Estado com o objetivo de ampliar o diálogo com empresários, dar suporte aos pequenos produtores e fortalecer a política dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Realizada em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a Missão já passou por Caruaru, Toritama, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Limoeiro, Garanhuns, São Bento do Una, Petrolina e Lagoa Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário