sexta-feira, abril 12, 2019

Compaz de Arcorverde é o primeiro do Interior


Está cada vez mais perto de o Interior de Pernambucoreceber um Centro Comunitário da Paz (Compaz). Foi anunciado no Diário Oficial a contratação de uma empresa de engenharia que ficará responsável pelo estudo topográfico do terreno que irá receber o equipamento, o primeiro da região.

Ele será construído ao lado da Praça da Juventude, no bairro de São Cristovão, no município de Arcoverde, no Sertão, e também é o primeiro sob a gestão do Governo do Estado. Os centros que existem são da Prefeitura da Cidade do Recife e devem servir de exemplo para a elaboração da unidade, que tem a Ordem de Serviço prevista para ser assinada no dia 16 de abril.

O Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco informou, por meio de nota, que foi concluído o processo licitatório para elaboração do projeto. A empresa contratada é a Chicourel Arquitetura Studio de Projetos Ltda e, ao custo de R$ 125 mil, ela deve entregar, além do projeto básico de arquitetura, engenharia e complementares, o plano de execução da obra, projeto legal, projeto do canteiro de obras, orçamentos e especificações técnicas para a construção da unidade.

“O Governo de Pernambuco reafirma o compromisso com a promoção das políticas de prevenção à violência. A construção do Compaz em Arcoverde é um passo importante no processo de fortalecimento dessa política, somado a outras iniciativas como os programas Governo Presente, ATITUDE e Juventude Presente, dispositivos de promoção da cidadania e proteção social”, disse Cloves Benevides, Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

A iniciativa deve ajudar a reduzir na região os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que são aqueles que englobam vítimas de crimes como homicídios e latrocínios. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, no Interior, foram 171 vítimas em janeiro e 152 fevereiro. Já o número de ocorrências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no município de Arcoverde, chegou a 18 em janeiro e 28 em fevereiro. Os indicadores de março devem ser divulgados nos próximos dias.

Em junho do ano passado, durante visita ao município de Arcoverde, o governador Paulo Câmara havia anunciado o processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo projeto. Agora, o prazo para a execução dos serviços é de três meses. O Centro Comunitário da Paz (Compaz) tem o objetivo de difundir a Cultura de Paz e garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. A unidade, conhecida como “Fábrica de Cidadania”, será a primeira a ser construída no interior do estado, e abrigará espaços para realização de atendimentos, atividades esportivas e lúdicas, serviços de capacitação, biblioteca, entre outros benefícios para a população.

Por: Maiara Melo, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário