terça-feira, janeiro 22, 2019

Sisu abre inscrição; em Pernambuco, há mais de 13 mil vagas


Os candidatos já podem fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. As inscrições foram abertas à 0h (horário de Brasília) desta terça-feira (22) e seguem até a próxima sexta-feira (25). Em Pernambuco, há mais de 13 mil vagasdistribuídas em instituições públicas federais e estadual.

É por meio do sistema que os feras podem utilizar a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressarem nas instituições de ensino superior. São ofertadas vagas nas universidades públicas federais e estaduais. O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições. A principal novidade deste ano é que os estudantes selecionadosem qualquer uma das duas opções de curso não poderão participar da lista de espera - que vai do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa. Com o resultado do Enem disponível desde a última sexta-feira (18), o analista de ensino superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, aconselha os candidatos a pesquisar desde já as notas de corte de anos anteriores do curso e da instituição onde desejam ingressar. Além disso, devem analisar se têm possibilidade de estudar em outra cidade, qual o custo de vida e quais as possibilidades de emprego que esse local pode oferecer após formado.

“São várias as variáveis que os alunos têm que olhar na hora da decisão. Acredito que vale a pena olhar para as possibilidades e simulações que a internet proporciona”, diz Amâncio. Ele orienta os estudantes a escolherem como primeira opção uma faculdade dos sonhos e, como segunda, uma em que seja possível ingressar.

Pernambuco
Em Pernambuco, há 13.862 vagas no Sisu. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 6.972 vagas no Sisu, sendo 5.522 no Campus Recife, 1.020 no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru). Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)divulgou que oferecerá 3.980 vagas para os 1º e 2º semestres letivos. Serão 2.100 vagas no campus Dois Irmãos.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou que oferecerá 350 vagas no sistema. Já na Universidade de Pernambuco (UPE) serão 1.730 vagas nos polos do Recife, Camaragibe, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro e Palmares. A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibiliza 830 vagas distribuídas nos três campi no Sertão de Pernambuco.

Por: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário